Livro bebidas é segundo colocado no Prêmio Jabuti

O livro “Bebidas Alcoólicas”, primeiro volume da “Série Bebidas”, organizada por Waldemar Gastoni Venturini Filho (filhos), professor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, foi contemplado com o segundo lugar no concurso do Prêmio Jabuti 2011, o mais importante prêmio literário brasileiro.

“Bebidas alcoólicas”, reúne 23 capítulos com informações técnicas sobre matérias primas, processamento, legislação e composição química de bebidas alcoólicas, divididas em bebidas fermentadas, destiladas e obtidas por mistura.

A premiação da obra aconteceu na categoria Ciência Exatas. O professor Venturini receberá o prêmio em solenidade a ser realizada no dia 30 de novembro, na Sala São Paulo, na capital paulista. “Pela abrangência dos assuntos abordados, a Série pode ser considerada referência brasileira na área de ensino e pesquisa de bebidas”, avalia o professor Venturini.

{n}Lançamento{/n}

Além do livro Bebidas Alcoólicas a Série Bebidas inclui os volumes Bebidas Não-Alcoólicas e Indústria de Bebidas, que acaba de ser lançado e encerra o ciclo.

Indústria de Bebidas está dividido em três partes e traz capítulos sobre produção, gestão e inovação de produtos e processos na indústria de bebidas. Participaram da obra 51 autores que escreveram 536 páginas distribuídas em 27 capítulos.

Publicada pela Editora Blucher, a Série Bebidas reuniu especialistas brasileiros e de países como Costa Rica, Cuba, México, Peru, Uruguai, Irlanda, Portugal e Republica Tcheca.

A iniciativa da Série Bebidas se deve ao sucesso do livro Tecnologia de Bebidas, publicado pelo professor Venturini em 2005. A Série é fruto do crescimento natural daquele primeiro livro que precisou ser desdobrado?, explica. Nesse formato, os livros cresceram em capítulos e informação a cada edição, conforme a necessidade de atualização.

O objetivo do professor foi oferecer um panorama completo sobre o tema para pesquisadores, estudantes e profissionais do setor. Pela abrangência dos conteúdos e pela qualidade dos capítulos redigidos por colaboradores especialistas, ofereceremos aos interessados o material mais completo disponível no mercado editorial brasileiro na área da produção de bebidas, analisa. Os livros podem ser adquiridos através do site http://www.blucher.com.br

Fonte: Aline Grego/Sérgio Santa Rosa
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP