Licitação para a creche do Monte Mor está aberta

Encontra-se aberto na Comissão Permanente de Licitações (Copel) da Prefeitura de Botucatu o processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pelo término da obra da creche do Jardim Monte Mor, localizada na Rua João Barreiro Filho.

A construção foi paralisada em duas oportunidades por conta de dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas contratadas. Até o momento, cerca de 65% da construção foram executados. A Prefeitura esteve reunida com o Ministério da Educação que aceitou as razões que levaram o município a rescindir os contratos anteriores e autorizou a abertura de novo processo licitatório.

Vencedora da licitação, a construtora Mar Brasil pouco conseguiu avançar na construção do prédio. Em junho de 2011, o contrato e a respectiva obra foram transferidos para a empresa Vemax Construtora Ltda., que posteriormente foi incorporada pela Singulare Pré-Moldados de Concreto Ltda. Mas em janeiro deste ano, a Prefeitura decidiu pelo rompimento do contrato devido ? incapacidade da construtora em dar prosseguimento aos serviços de modo a concluir a obra.

Com a nova licitação, a expectativa é que finalmente seja possível concluir os serviços e entregar o prédio ? comunidade. A sessão de entrega dos envelopes com a documentação das empresas interessadas em participar do certame licitatório está marcada para o dia 5 de maio, ? s 14h30. Assim que for conhecida, a vencedora da licitação terá prazo de 120 dias, contado a partir da assinatura do contrato, para entregar a obra.

A construção da creche é um antigo sonho da comunidade do Jardim Monte Mor e faz parte do vigoroso plano de expansão de vagas que a administração municipal tem colocado em prática nos últimos anos. A obra foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo Federal através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Ministério da Educação.

O Município foi contemplado após assinar o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). A nova creche terá capacidade de atendimento a 120 crianças, de zero a seis anos de idade, em período integral ou até 240 crianças, se distribuídas em turnos matutino e vespertino.

O projeto prioriza a acessibilidade, com as adequações necessárias que permitem o uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis ao ligar os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

A unidade contará com amplas salas de aula, fraldário, lactário, biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática, rouparia, lavanderia, cozinha, refeitório, secretaria, diretoria, almoxarifado, sala dos professores, sanitários, pátio coberto e playground.