Júlio César ex-atleta e educador ministra palestra no Lageado

No próximo dia 18 de novembro, ? s 19h30, estará em Botucatu o ex-atleta Júlio Cesar de Souza, ex- jogador de futebol para ministrar a palestra motivacional “Jogadas da Vida”, que visa expor a trajetória de sua vida (jogador, vendedor, início da surdez e trabalho de educador de surdos), proporcionando oportunidades para reflexão sobre como é possível adquirir e/ou modificar conceitos éticos, morais e espirituais, através do auto-conhecimento adquirido pela superação de obstáculos durante o desencadear destes acontecimentos. A palestra acontece no auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, e o ingresso é um litro de leite.

Quando atletas ele atuava como ponteiro esquerdo e que fez parte da lendária Democracia Corintiana jogando ao lado de jogadores como Sócrates, Zenon, Casagrande, Leão, Biro-Biro, entre muitos outros nos anos 80. Também vestiu a camisa de outras agremiações como Palmeiras, Ponte Preta, Comercial de Ribeirão Preto e Antuerpen da Bélgica.

Júlio César perdeu a audição quando tinha pouco mais de 30 anos de idade e após encerrar carreira no futebol, trabalhou por 10 anos na multinacional Pirelli, como vendedor, gerente e supervisor de vendas. Atualmente, trabalha com crianças e jovens surdos. Desenvolveu o Projeto “Educação Integral do Surdo Através do Esporte”, o qual se dedica há cerca de dez anos, coordenando aulas em três escolas especiais municipais de São Paulo, que já beneficiaram milhares de crianças surdas.

Júlio César se disponibiliza a participar de eventos, na condição de palestrante a fim de expor e debater temas e conceitos como: auto-conhecimento, motivação, superação, trabalho em grupo, desenvolvimento pessoal e coletivo, auto estima, determinação, espiritualidade, competição, cooperação, educação e inclusão social. E, além destes, visibilidade e responsabilidade das pessoas surdas e garantia dos direitos de cidadania, bem como relacionamento surdo x ouvinte e motivos da exclusão
social.

A palestra do ex-jogador tem como público alvo o setor corporativo, empresários, equipe de vendas, hospitais, clínicas, área de saúde, profissionais liberais, jovens, profissionais das áreas desportivas e educacionais, lideranças, formadores de opinião, servidores públicos, clubes, escolas de esportes, entre outros.

Na sua palestra Júlio César narra de forma envolvente os fatos da emocionante trajetória, do menino que sonhou jogar futebol e precisou de toda sua determinação, perseverança e motivação para conquistar seus objetivos. Fala ainda sobre o início da surdez e como a espiritualidade o ajudou a superar esta dificuldade para que desenvolvesse um projeto que hoje beneficia milhares de crianças surdas, transformando-o em um grande exemplo de vida.

Paralelo a esta palestra de Júlio César, a Fazenda Lageado estará expondo os trabalhos em tela pintados, pelo ex-radialista Osmar Santos, que também é tido como exemplo de vida e superação. O trabalho de Osmar Santos será exposto para visitação pública de 10 de novembro a 19 de dezembro.

Foto: Divulgação