JCC realiza o “Dia Sem Bullying”, em Botucatu

Na manhã desta sexta-feira (24), ? s 10 horas, os alunos da Escola Américo Virgínio dos Santos, região da Vila Nogueira – Cecap, que atuam no programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), realizaram um evento denominado “Dia Sem Bullyng” (intimidação, provocação nas escolas, geralmente de aluno contra aluno).

Os alunos montaram uma peça de teatro elaborada por eles próprios alunos que retratou as faces do “bullyng” nas escolas. Na encenação os alunos procuraram mostrar como evitar confusão em área interna da escola, assim como se precaver do assédio de traficantes que agem em parte externa do estabelecimento de ensino.

Na segunda parte do evento, houve uma apresentação da sargento Maria Ester Alves Lima, da Polícia Militar que abordou o mesmo tema em forma de palestra. A sargento Ester é formada em psicologia e atua nesta área há muitos anos. Um grande número de estudantes participou do evento, muitos deles com necessidades especiais que são atendidos pela escola.

“Este é um projeto que visa conscientizar nas crianças o comportamento de que devem ter para evitar confusão na escola. Esses ensinamentos devem ser levados para casa e repassados para familiares e vizinhos. É esse o nosso objetivo”, colocou tenente Maurício José Raimundo, Relações Públicas do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu.

{n}Bullying{/n}

É um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é, frequentemente, usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.

Fotos: Valéria Cuter