Instalações da Creche da Vila Jardim foram entregues

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou as novas instalações da Creche Tereza Rosa Santos Souza, localizada na Vila Cidade Jardim, região Sul da Cidade. Evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; da secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; do vereador Fernando Carmoni, da diretora da creche, Fabiana Moreno Espanha, entre outras autoridades locais, familiares da homenageada e também de uma comitiva de idosos que são assistidos pelo Asilo Padre Euclides.

Também presentes na cerimônia, muitos pais demonstraram satisfação em conhecer de perto a estrutura oferecida pelo novo espaço destinado ao acolhimento dos seus filhos, cenário que não lembra nem de longe a antiga casa que por cerca de 13 anos abrigou a Creche da Vila Jardim. O local não oferecia mais todas as comodidades necessárias para um atendimento estrutural, físico e pedagógico adequado.

Agora, com as novas instalações, as 50 crianças de zero a três anos que são atendidas em período integral, poderão usufruir de um ambiente mais amplo, acolhedor e com melhor estrutura física. “O novo espaço, que foi adaptado para melhor atendê-los, conta com uma ampla cozinha, refeitório, fraldário, berçário, banheiros de alunos e de funcionários, área de lazer e três salas para atividades pedagógicas, além de proporcionar mais segurança aos alunos”, comentou a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira.

Ela também elogiou o esforço conjunto da equipe da Educação, em especial os profissionais da creche na instalação do novo imóvel. “Há tempos vínhamos procurando um novo espaço para abrigar a escola, o que estava muito difícil por ser um bairro totalmente residencial e sem opções de imóveis para locar. Mas graças a persistência de todos localizamos esta casa, que após a realização de algumas adaptações, abrigará os alunos com mais conforto”, comentou.

Durante o evento, o prefeito João Cury anunciou a construção de um novo centro de educação infantil no bairro. “Hoje estamos inaugurando a mudança de espaço da creche, sem aumento de vagas, mas já estamos viabilizando a construção de uma nova creche neste bairro em um terreno pertencente ao Município, localizado nesta mesma rua (Rua Orlando Gamito com Rua Ulisses Rossi Grassi), para podermos ampliar a oferta de vagas do ensino infantil”.

De acordo com a secretária municipal de Educação, a documentação necessária para aprovação da obra foi entregue ao governo do estado há cerca de 15 dias. Neste segundo semestre, a Prefeitura de Botucatu vai preparar o processo licitatório e o serviço de terraplanagem do terreno para o início das obras em 2014. A nova creche deverá beneficiar mais de 150 crianças.

O prefeito comentou também sobre um estudo que está sendo realizado para melhorar a remuneração das atendentes de creche. ”Há um estudo hoje na Secretaria de Administração, em conjunto com a Secretaria de Educação, para que as atendentes de creche passem do nível sete para o nível nove. Trata-se de uma valorização merecida, mas que ainda está em fase de estudo. É um desejo do nosso governo fazer este gesto para as colaboradoras do ensino infantil”, concluiu.