Guarda Municipal resgata dois filhotes de tucano

Na manhã desta quinta (27) o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou o resgate de 02 filhotes de tucano, o fato ocorreu na antiga estação ferroviária no Distrito de Rubião Júnior, onde um cidadão acabou localizando as aves e acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) através do telefone 199. Os filhotes de tucano foram encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) e ficaram aos cuidados da equipe de veterinários.

Tucano possui um bico grande e oco. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado).

A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias. O tucano é uma espécie ameaçada de extinção. Tem sido capturado e traficado outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, bem como a morte de muitos animais durante o transporte.