Guarda Municipal ampliará ‘Patrulha da Paz’ em mais dez escolas

A Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria de Comunicação, revela que após o sucesso feito em 2010, o Patrulha da Paz, projeto de estimulação ? cidadania desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), será ampliado para mais dez escolas para o próximo ano letivo.

O anuncio foi feito nesta semana, quando mais de 140 alunos receberam seus certificados de participação no projeto, que hoje são desenvolvidos em três unidades educacionais: Escola do Ensino Fundamental (Emef) “Professor José Antônio Sartori”, no Jardim Eldorado; Centro de Educação Infantil (CEI) “Profº João Queiroz Marques”, no Centro; e escola municipal “Professor Raymundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana.

“O Patrulha da Paz deu muito resultado, por isso iremos ampliar o projeto para mais dez escolas a pedido das próprias diretoras das escolas municipais. A diferença que para 2011 o Patrulha de Paz estará integrado também com o projeto ‘Cultura de Paz da Educação. Assim, atingiremos alunos não só do quinto ano, mas do primeiro ao quarto anos também. A previsão é de estabelecer contato com quase 10 mil alunos da rede municipal”, estima o comandante da Guarda Municipal, Paulo Renato da Silva.

Nas formaturas que seguiram durante esta semana, muita emoção dos alunos, pais e educadores. Na Sartori e Raymundo Cintra, 50 e 24 alunos, respectivamente, entre 10 a 11 anos de idade, receberam seus certificados de patrulheiros. Foram entregues prêmios aos alunos que mais se destacaram durante as atividades do projeto. No CEI João Queiroz Marques, onde a Guarda trabalhou com 70 crianças, com idade até cinco anos, o Patrulha virou o “Patrulhinha da Paz”, no qual os pais dos alunos também tiveram participação ativa.

“Temos que ressaltar o trabalho sério desenvolvido pela inspetora Cintia Aparecida Alves Ribeiro, que coordena a Patrulha escolar e o projeto Patrulha da Paz ao lado dos GCMs Belo, Amâncio, Paula, Edinéia e Nóbrega. Sem eles, nada disso seria possível”, destaca o comandante da Guarda.

O prefeito João Cury Neto elogiou a organização e dedicação da Guarda em um projeto que atinge diretamente as famílias. “Projetos como este, que estimulam a cidadania e o bem estar de nossas crianças e suas famílias, tem apoio incondicional da Prefeitura”, disse.

No Patrulha da Paz os alunos que atuarão como patrulheiros são escolhidos pelos próprios colegas de sala. Eles são responsáveis por fazer relatórios de comportamento dos demais alunos e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.

O projeto propicia atividades que: transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas ? segurança individual e coletiva. Através do Patrulha da Paz, a Guarda Municipal ministra palestras sobre meio ambiente, trânsito seguro, combate ? s drogas, entre outros temas que aproximem as crianças e suas famílias da comunidade.

Fonte: Secretaria de comunicação