Genômica do câncer será discutida em workshop de genética

No período de 1 a 3 de junho, será realizada a 12ª edição do Workshop de Genética, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu. Entre os objetivos do evento estão discussão de temas atuais da área de Genética, integração entre alunos e professores do IB com pesquisadores de outras instituições, e divulgação das linhas de pesquisa do IB e também de inovações tecnológicas da área.

A conferência de abertura enfocará o assunto “Passado, presente e futuro da genética de peixes no Brasil” e será proferida pelo professor Cláudio de Oliveira, do Departamento de Morfologia do IB.

Entre as palestras previstas estão “Genética forense”, ministrada por Norma Sueli Bonaccorso, do Instituto de Criminalística de São Paulo, e “Desafios da bioinformática na era do sequenciamento de nova geração”, tema enfocado por François Artiguenave, da Commissariat A L’Energie Atomique, na França, e professor visitante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Haverá ainda as mesas-redondas “Genômica do câncer”, que terá como mediador Robson Francisco de Carvalho, professor do Departamento de Morfologia do IB, e contará com as pesquisadoras Silvia Regina Rogatto, da Faculdade de Medicina da Unesp, e Maria Isabel Achatz, do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital A. C. Camargo, e “Da genômica á metabolômica de plantas”, mediada por Ivan de Godoy Maia, do Departamento de Genética do IB, que terá a participação de Carlos Alberto Labate, da Universidade de São Paulo (USP), câmpus de Piracicaba, e de Jeffrey Chen, da University of Texas at Austin.