GCM realiza palestra sobre consumo de entorpecentes

Dando continuidade ao ciclo de palestras com o tema “Drogas eu tô fora”, os inspetores Cíntia e Belo da, Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram mais uma palestra, desta vez na Escola Estadual Dr. Armando de Salles Oliveira. Alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio assistiram ? palestra, sendo cerca de 50 adolescentes.

A ação tem o objetivo de dar maior noção dos efeitos malévolos da droga na sociedade e que afetam não somente as pessoas que são usuárias de substâncias entorpecentes, mas também as pessoas que fazem parte do cotidiano do usuário, como familiares e amigos.

Os adolescentes receberam informações sobre situações que fazem as pessoas entrarem nesse mundo, como vivem pessoas que usam entorpecentes, como vivem quando em tratamento e como as famílias devem agir quando descobrem que um parente ou amigo é usuário, assim como agir na hora de apoiar e encaminhar o ente ao tratamento. Os adolescentes ouviram também como é importante a participação da população na segurança pública e como os trabalhos da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil são facilitados quando a sociedade não se cala.

Houve uma boa participação dos alunos e uma ótima troca de experiência entre os agentes de segurança pública e os alunos que vivem em uma região onde há muitas denúncias de trafico de drogas e prática de outros delitos. Caso haja interesse, a GCM agenda mais palestras em outras unidades de ensino, é só a instituição interessada se dirigir até a Secretaria de Segurança na Rua Victor Atti, 145 na Vila dos Lavradores para fazer o pedido. Também são ministradas palestras sobre, violência, o trabalho da GCM, trânsito dentre outros temas.