GCM promove formatura dos alunos do Patrulha da Paz

Na tarde desta segunda-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu no Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinucci a formatura de 540 alunos com idade entre 10 a 11 anos, das escolas municipais que foram engajadas no projeto Patrulha da Paz 2011. A solenidade contou com a presença de várias autoridades do Município.

O programa lançado pela Secretaria de Segurança Pública tem a finalidade de buscar a forma de incentivar o bom comportamento dos jovens nas escolas que são incumbidos de fazer relatórios de comportamento de seus colegas e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar. Através do Patrulha da Paz, a GCM também se reúne semanalmente com as crianças para transmitir conceitos de cidadania que devem ser seguidos dentro e fora do ambiente escolar, entre outras ações.

No projeto os pais dos alunos também têm participação ativa. “O projeto propicia atividades que transmitam cultura de paz ao espaço público; mostra importância de boas atitudes voltadas ao bem comum, como no trânsito, por exemplo, e utiliza diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas ? segurança individual e coletiva”, disse o secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos.

Contando com o suporte dos instrutores da GCM os alunos podem administrar da melhor forma os conflitos que são gerados dentro e fora da escola. O projeto tem gerado bons resultados em relação ? limpeza e organização da escola, além da melhora da própria disciplina dos estudantes. “Muitos que chegam ao quinto ano já querem compor o grupo de patrulheiros da paz. Através do Patrulha da Paz, os alunos aprendem a serem líderes e isso acaba contagiando funcionários e pais”, explanou o comandante da GCM, Sérgio Luis Bavia.

Ele destacou o trabalho desenvolvido pela inspetora Cintia, que coordena o projeto Patrulha da Paz ao lado dos GCMs Belo, Amâncio, Paula, Edinéia e Nóbrega. “Sem eles, nada disso seria possível”, reconhece o comandante da Guarda, lembrando que através do Patrulha da Paz, a GCM ministra palestras sobre meio ambiente, trânsito seguro, combate ? s drogas, entre outros temas que aproximem as crianças e suas famílias da comunidade.

Presente ao evento, o prefeito João Cury Neto, ressaltou a responsabilidade dos patrulheiros para o sucesso do projeto dentro e fora da escola. “Esse projeto estimula que estas crianças vivam em harmonia com os colegas e em casa, com a família. É papel desses patrulheiros lembrar os pais do uso do cinto de segurança no carro, os amigos para que não joguem lixo no chão, enfim, de defender o patrimônio escolar e o meio ambiente que vivemos”, coloca Cury. “Projetos como este, que estimulam a cidadania e o bem estar de nossas crianças e suas famílias, tem apoio incondicional da Prefeitura e quando investimos nas pessoas, o retorno é certo”, reforça o prefeito.

Fotos: Valéria Cuter