Formandos do projeto Patrulha da Paz recebem certificados

Na manhã desta terça-feira (20) foi realizada no auditório do Colégio La Salle, a cerimônia de formatura do programa Patrulha da Paz, desenvolvido desde 2010 pela Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu. O evento premiou os dez melhores aprendizes de todas as escolas envolvidas no ano de 2012, que concorreram a prêmios como bicicletas, brinquedos, entre outros.

Nas últimas semanas, os alunos realizaram provas classificatórias, para que pudessem receber os certificados entregues durante a cerimônia. “É bom ressaltar que nem todos foram aprovados. Eles fizeram atividades constantes durante todo o ano e obtiveram até 100 pontos. Para aqueles que não alcançam o mínimo de 20 pontos, o certificado não foi expedido”, explicou Robson Domingues Nóbrega, agente coordenador das atividades. Na ocasião, também foi contemplado o professor responsável pela sala de aula com o melhor desempenho alcançado dentro do programa, bem como a respectiva escola.

{n}Sobre o Patrulha{/n}

O Patrulha da Paz trabalha com alunos das escolas municipais de Botucatu temas ligados ? construção da cidadania, educação, segurança e saúde. Por meio de encontros quinzenais, os agentes responsáveis pelas atividades, Edinéia Gonçalves Guilherme e Robson Domingues Nóbrega, ministram aulas teóricas para os alunos, que possuem faixa etária entre 9 e 11 anos. No início do ano foram distribuídas cartilhas do projeto, que auxiliam o aprendizado teórico. Como complemento, são promovidas aulas práticas, que contam com a parceria de órgãos públicos.

“O mais interessante é que o trabalho é levado para fora da escola. Todos os alunos visitaram a unidade do Poupatempo de Botucatu para confecção da cédula de identidade; conheceram a Semutran e a escolinha do trânsito; foram até a guarda municipal; participaram de um passeio ciclístico; e tiveram aulas com integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e palestra com integrantes do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE)”, comenta Nóbrega.

As escolas municipais participantes no ano de 2012 foram: Emef “Angelino de Oliveira”, Emef “Raul Torres Sartori”, Emef “Paulo Guimarães”, Emef “Francisco Guedelha”, Emef “Elda Moscogliato”, Emef “Raymundo Cintra”, Emef “João Maria”, Emef “Luiz Tácito” e a Obra Madre Marina Videmari.