Físico faz palestra sobre “Astrologia Arquetípica”

O projeto “Luz no Câmpus – filosofia ao entardecer”, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e a Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), apresenta, no dia 19 de março, a partir das 18 horas, no auditório da Fazenda Lageado, a palestra “Astrologia Arquetípica e os Princípios da Nova Ciência”, ministrada pelo físico Ivan Amaral Guerrini (foto).

A Astrologia aparece entre os primeiros registros do aprendizado humano, tendo sido utilizada desde civilizações antigas até os dias atuais. A partir do final do século XX, constata-se uma nova onda de interesse pelo sagrado na natureza e também pelos astros e seus arquétipos que desvelam o mais profundo do ser humano.

Hoje em dia, a chamada Astrologia Arquetípica têm sido usada por psicólogos, terapeutas, médicos e outros profissionais de saúde que se envolvem com a cura profunda do ser, principalmente através do uso da chamada medicina do sutil. Há um visível retorno do sagrado ao interesse do cidadão que busca o autoconhecimento em nossos tempos, desta vez de uma forma muito menos dogmática, procurando conciliar matéria e espírito, se aproximando de uma vertente da Física Quântica. O vínculo dessa nova onda de interesse pelo sagrado, pelos astros e pelos padrões ocultos da natureza com as descobertas científicas do século passado serão abordados na palestra.

Ivan Amaral Guerrini é professor Titular do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Botucatu, aposentado em 2013. Mestre e Doutor em Física Aplicada pela USP e pós-doc em Teoria do Caos e Complexidade pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos.

Trabalha atualmente no Vitta Espaço Saúde, em Londrina/PR, como escritor, palestrante e professor de Educação Transdisciplinar e na área de aplicações de Sistemas Complexos e Física Quântica em terapias complementares de saúde. É consultor astrológico para indivíduos e casais.

O projeto “Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer” foi criado em 2006, com o objetivo de promover para a comunidade botucatuense e universitária, encontros periódicos sobre os temas mais abrangentes que envolvem o pensamento, a ética, a política, a ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica. Os organizadores solicitam a contribuição de 1kg de alimento não-perecível que a Fepaf e a FCA vão encaminhar para entidades assistenciais de Botucatu.

Da: Assessoria de Imprensa