FCA/Unesp promove Curso sobre Bacias Hidrográficas

Entre os dias 29 e 31 de julho, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf)promovem o curso Sistemas de Informação Geográficas (SIG) Aplicado ao Manejo de Bacias Hidrográficas.

O curso tem como objetivo a capacitação no estudo de bacias hidrográficas utilizando, como principal ferramenta, os sistemas de informações geográficas (SIG). Serão adotados softwares livres para geoprocessamento, que possibilitam um maior acesso às ferramentas de planejamento, através da redução de custos.

O conteúdo ministrado permitirá um aprofundamento na análise de bacias hidrográficas, considerando seus aspectos fisiográficos (forma, drenagem e relevo), bem como métodos automáticos para a obtenção de tais atributos, gerando, ao final, mapas que permitirão uma caracterização detalhada do ambiente.

Serão abordados temas como: introdução aos sistemas de informações geográficas (SIG): fundamentos teóricos, tipos de dados e arquivos; interface dos programas (QGIS, MapWindow, Google Earth); delimitação de bacias hidrográficas e caracterização de redes de drenagem, utilizando cartas topográficas em ambiente SIG; obtenção de parâmetros morfométricos de bacias hidrográficas;  modelos digitais de elevação (MDE); análise de fluxo superficial; obtenção de rede de drenagem numérica; delimitação automática de bacias hidrográficas; espacialização e quantificação da precipitação pluviométrica (média aritmética, polígonos de Thiessen, isoietas);  caracterização do relevo de bacias hidrográficas; análise de bacias hidrográficas utilizando o Google Earth e  finalização de mapas.

O instrutor será o engenheiro florestal Donizeti Aparecido Pastori Nicolete, graduado pela FCA e atualmente e mestrando em Agronomia (Irrigação e drenagem). Atua na área de geoprocessamento, planejamento ambiental e manejo de bacias hidrográficas. É membro do Grupo de Pesquisas Agrárias Georreferenciadas (Gepag), ministra cursos de capacitação em SIG e desenvolve trabalhos dentro da temática do planejamento ambiental, utilizando diversas geotecnologias. São oferecidas 15 vagas. Mais informações e inscrições na área de eventos do site www.fca.unesp.br.