FCA tem defesa de tese de doutorado na Espanha

No dia 10 de junho, aconteceu a defesa da tese de doutorado de Sérgio Paiva, então aluno do Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

O trabalho intitulado “Proposta de gestão econômico-financeira aplicada em plantas industriais de energias renováveis a partir da biomassa: uma análise comparativa de gestão de custos entre Brasil e Espanha” foi defendido no âmbito do convênio de cotutela, estabelecido entre a Unesp e a Universidade de Valladolid, da Espanha – Espanha. Trata-se da primeira tese de doutorado defendida nessa modalidade do Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura e a segunda da FCA.

A cotutela de tese é uma modalidade que permite ao estudante de doutorado realizar suas atividades sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e um segundo em um país estrangeiro. O pós-graduando recebe diplomas de doutorado dos dois países.

A Espanha é um dos países que aderiram ao Processo de Bolonha (iniciado como Declaração de Bolonha e assinada por 29 países em 1999). O Processo de Bolonha institui o Espaço Europeu de Ensino Superior que, dentre outras características, determina que o título de doutorado é válido para todos os 45 países participantes.

O trabalho desenvolvido nesse formato tem diversas implicações. “Além de estreitar um intercâmbio internacional importante entre universidades, abre portas para novas parcerias nessa modalidade, dá visibilidade internacional imediata ao trabalho desenvolvido, facilita sua divulgação em periódicos internacionais e garante ao aluno titulado a possibilidade de exercer sua profissão e competências no mercado europeu”, afirma o professor Adriano Wagner Ballarin, coordenador do programa de pós-graduação em Energia na Agricultura. Segundo ele, a coordenação está empenhada em incentivar mais alunos a buscarem esse formato de trabalho.

Participaram da banca examinadora da tese: José Giacomo Baccarin (coorientador), da FCAV/Unesp; Gregorio Antolín Giraldo (cotutor) da Universidad de Valladolid; Wilson Tachibana, da USP; Waldir Barros Fernandes Junior, da FCAV/Unesp e David Ferreira Lopes Santos, da FCAV/Unesp.

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf