FCA faz programa de recepção aos calouros 2014

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, vai receber seus novos alunos de graduação a partir do dia 24 de fevereiro. A grande novidade deste ano é que parte da recepção será desenvolvida conjuntamente pelas quatro unidades da Unesp na cidade.
O primeiro dia da recepção será dedicado ? programação unificada das unidades da Unesp, que terá início ? s 8h30, no Auditório Casa da Arte, câmpus de Rubião Junior, com as boas vindas do presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) e apresentação de todos os diretores das unidades.

Na sequencia, acontece a aula inaugural ministrada pelo professor Gilson Luiz Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências, seguida de apresentações artísticas. No período da tarde, em frente ? Biblioteca de Rubião Júnior, na área esportiva do câmpus e nas salas de aula da Faculdade de Medicina e do Instituto de Biociências acontecem oficinas de trabalho para integração entre todos os alunos em temas como circo, slackline, yoga, tie die, permacultura, forró, fotografia e capoeira.

Na terça-feira, dia 25, a programação é direcionada especificamente para os alunos da FCA e tem início com uma apresentação formal de dirigentes, supervisores das unidades auxiliares, chefes de Departamentos, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, diretores técnicos e integrantes dos Diretórios Acadêmicos. No período da tarde, os calouros participam de um passeio pela Fazenda Experimental Lageado e prevê visitas aos Departamentos, Biblioteca, Casa da Natureza, Sítio Modelo, Museu do Café e áreas das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe).

Na sequencia, calouros e veteranos se reúnem no Terreiro do Café para uma roda de discussão sobre o papel da universidade. A programação do dia é encerrada com a “Cachorrada do Diretório Acadêmico, evento tradicional que busca arrecadar fundos para o DA e socializar os novos alunos.

No dia 26, quarta-feira, a programação é conjunta novamente e começa ? s 8h com uma caminhada de integração com todos os calouros e Comissão de Recepção, com saída da “Praça do Hospital Regional de Botucatu” em direção ? Fazenda Lageado. A partir da chegada haverá uma reunião no Ginásio Poliesportivo da FCA para realização de grupos de discussões, propostos pelos Diretórios Acadêmicos dos cursos.

Os grupos buscam abordar temáticas da vida quotidiana para nortear o futuro acadêmico do aluno dentro da universidade e criar um senso crítico do papel do universitário sobre a sociedade, tratando dos seguintes temas: representação discente; preconceito, racismo, homofobia e machismo, estrutura de poder na universidade e cotas.

No período da tarde, no Auditório da FCA acontece uma palestra sobre o trote com a professora Maria Cristina Pereira Lima, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina, seguida de um debate sobre o tema. A programação será encerrada no Diretório Acadêmico com apresentações artísticas.

A Comissão de Recepção da Unesp aos Ingressantes 2014, composta por docentes e estudantes das quatro unidades de Botucatu também divulgará intensamente a proibição do trote, dentro e fora do câmpus. Ações e gestos que, sob qualquer pretexto, desrespeitem os calouros serão repudiados e punidos. A denúncia contra o trote poderá ser realizada por pessoas diretamente envolvidas com a prática ou por terceiros que tenham presenciado o ato, pelo telefone (14) 3815-9000.

Fonte:
Assessoria de imprensa