FCA apresenta palestra sobre medicina milenar

O projeto “Luz no Câmpus – filosofia ao entardecer”, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e a Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), apresenta, no dia 07 de maio, a partir das 18 horas, no auditório da Fazenda Lageado, a palestra “Ayurveda: A Ciência da Vida Longa”, com o médico Luiz Guilherme Correa Neto.

A palestra vai abordar a história e os aspectos filosóficos da Ayurveda, medicina milenar originária da Índia, que agrega um extenso conjunto de métodos e práticas voltadas para a prevenção e tratamentos das doenças e para a promoção da saúde. Como a escola médica, deve ser incluída entre as chamadas Medicinas Vitalistas junto ? Medicina Chinesa, a Homeopatia, a Naturopatia e a Medicina Antroposófica.

A cultura védica emanou da milenar tradição rishi, através de antigos sábios, em estados de profunda conexão consigo e com a natureza, criaram as artes curativas do Yoga, meditação, japa (entonação repetitiva de palavras sânscritas ou mantras), exercícios respiratórios, além de produzir os Vedas que são textos que desvendam o conhecimento da vida.

Alguns historiadores datam os primeiros documentos históricos relativos a Ayurveda como sendo de aproximadamente 2 mil anos antes de Cristo. Mas, sabe-se que esses livros foram compilados e elaborados a partir de uma tradição mais antiga ainda, onde o conhecimento é transmitido por gerações através da linhagem mestre-discípulo.

{n}O palestrante{/n}

Luiz Guilherme Correa Neto é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde também estudou Filosofia. Especializou-se em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae e Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia. Nos últimos anos se dedica exclusivamente ao estudo e ? prática do Ayurveda – Medicina Tradicional Indiana.

Com a finalidade de aprimoramento, viaja anualmente ? Índia em visita aos mais tradicionais hospitais e instituições de ensino participando de seminários, workshops, congressos e cursos. Atualmente, é o Coordenador da Clínica Escola Dhanvantari, dedicada ? prática e ao ensino do Ayurveda no Brasil.

O projeto “Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer” foi criado em 2006, com o objetivo de promover para a comunidade botucatuense e universitária, encontros periódicos sobre os temas mais abrangentes que envolvem o pensamento, a ética, a política, a ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica. Os organizadores solicitam a contribuição de 1kg de alimento não-perecível que a Fepaf e a FCA vão encaminhar para entidades assistenciais de Botucatu.

Da Assessoria