Estudantes visitam Assembleia e Palácio dos Bandeirantes

Estudantes do ensino médio de Botucatu viajaram a São Paulo onde passaram por capacitação do Orçamento Participativo Jovem, mais uma ação da Prefeitura Municipal. A saída ocorreu por volta de seis horas da manhã defronte a Catedral Metropolitana e contou com a presença do prefeito João Cury Neto.

Na capital do Estado, a comitiva, formada por 40 alunos indicados como delegados do OP Jovem, visitou o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e conheceu as atribuições do Poder Executivo Estadual.

Os jovens botucatuenses também estiveram na Assembleia Legislativa do Estado, onde receberam informações sobre as funções e atribuições do Parlamento Paulista e puderam acompanhar o trabalho dos deputados em plenário.

A jovem Priscila Rosso, aluna do ensino médio que acaba de ser aprovada no vestibular da Vunesp para o curso de Relações Internacionais, em Franca, enalteceu a iniciativa.

“A viagem foi muito informativa, pois, conhecer o Palácio dos Bandeirantes e a Assembleia Legislativa nos capacita a conhecer os Poderes Executivo e Legislativo. Tirei muitas das minhas dúvidas, por esse motivo posso afirmar que esse projeto nos insere no processo de aprendizagem que o Orçamento Participativo Jovem traz em seu conceito”.

Erica Aparecida Moreiro Sueno fala da alegria ao ver seu filho Erick Sueno participar de um projeto inovador. “É muito gratificante, pois, meu filho é muito tímido, mas ele disse que aconteceu muita interatividade entre os alunos envolvidos”.

O Coordenador do Orçamento Participativo, Paulo Sérgio Alves, declarou que o Projeto e as capacitações estão apenas no começo, e que esse projeto terá todos os ingredientes para a formação do verdadeiro cidadão participativo.

“A proposta é que os jovens possam ser capacitados para o pleno exercício da cidadania e sejam agentes transformadores da sociedade, contribuindo para a construção de uma cidade melhor”, afirma o coordenador do Orçamento Participativo, Paulo Sérgio Alves.