Estudantes desenvolvem trabalho na EMEF “Dr João Maria”

A EMEF “Dr João Maria de Araújo Júnior”, no ano de 2012, intensificou ainda mais suas atividades em conjunto com o Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IBB) da UNESP de Botucatu.

Desde o mês de abril, a escola recebeu 39 estagiários do 5º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, orientados pela Professora Dra Lúcia Maria Paleari, do Departamento de Educação. Estes foram recebidos e co-orientados pela equipe de Gestão da Unidade Escolar Municipal, especialmente pela Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental II Jaqueline Alves Barea Cantão, também formada na área de Ciências Biológicas.

Em um primeiro momento, a Professora Dra Lúcia Maria orientou os licenciandos para que estudassem a escola com relação aos seguintes aspectos: estrutura física, gestão, merenda/alimentação, projetos educacionais, ensino de Ciências, histórico da escola, comunidade discente (estudada através dos questionários do SARESP 2011), Projeto Ciência para Gente, Apostilas NAME de Ciências e Experimentoteca da USP e a partir dos dados levantados e analisados, construíram apresentações audiovisuais e relatórios escritos, que comporão um dossiê detalhado da EMEF, auxiliando na Construção do Projeto Político Pedagógico.

Após essa fase, chegou a vez dos licenciandos virem para a escola acompanharem as aulas das professoras de Ciências: Sheilah Dias, Silvana Redini, Kátia Hiroki e Lília Arbex (em substituição) para então, juntamente com elas, elaborarem suas ações pedagógicas a serem exercidas através de regência, acompanhada pela observação das professoras da escola.

Além disso, um grupo de cinco licenciandos preparou um curso de físico-química que está sendo ministrado na própria universidade para 38 alunos dos 9ºs anos. O convite para participação nesse curso foi aberto e todos os alunos que se mostraram interessados foram contemplados com a oportunidade. O curso iniciou no dia 29 de maio e termina no dia 19 de junho e os alunos ainda contam com o transporte proporcionado pela própria universidade.

Um outro projeto, também advindo da parceria entre a escola e o Departamento de Educação, foi realizado durante o mês de maio. O Projeto Monitores de Ciências, que visa formar estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II para auxiliar os professores de Ciências em aulas práticas. Foi o terceiro ano do projeto, desta vez orientado pela Professora Dra. Maria de Lourdes Spazziani.

A parceria entre a EMEF “Dr João Maria de Araújo Júnior” e o Departamento de Educação do IBB – UNESP – Botucatu, tem apresentado resultados para ambos envolvidos, que posteriormente merecerão estudos mais aprofundados.