Estrangeiros fazem estágio na Pediatria da FMB

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebe, neste mês, a visita de dois alunos estrangeiros: Basma Taibi, aluna do 6º ano de Medicina da Universidade Mohammed Premier – Faculdade de Medicina e Farmácia em Cujda – Marrocos, e Jhonatan William Campano Cormejo, que cursa o 7º ano de Medicina na Universidade Catolica de Santa Maria – Arequipa – Peru. Durante o estágio na FMB, eles desenvolverão suas atividades como ouvintes nos diferentes locais de ensino e assistência em que o Departamento atua, tanto no Hospital das Clínicas da FMB (HCFMB) quanto no Hospital do Bairro.

Na terça-feira, 4, eles foram recepcionados pela chefe do Departamento, professora Maria Regina Bentlin e pela docente do setor, professora Cátia Fonseca. “Ambos escolheram o Brasil como local de estágio por considerarem este um pais de grande importância atualmente. Optaram especificamente pela Pediatria e FMB por terem obtido informações sobre o nosso serviço e o nosso ensino como referências de boa qualidade”, observa professora Cátia.

Os visitantes ainda farão rodízio entre a Enfermaria de Pediatria, Ambulatório de Pediatria, Setor de Neonatologia e UTI Pediátrica, além do Pronto-Socorro. Participarão, portanto, de discussões teóricas e também de visitas ? beira do leito, além de assistirem ao atendimento em ambulatórios e serviços de emergência pediátricos.

De acordo com professora Cátia, para o Departamento, a possibilidade de receber alunos de outros países é importante, uma vez que propicia aos docentes ensinar sobre suas atividades de ensino e assistência, bem como difundir o SUS (Sistema Único e Saúde) como um sistema brasileiro público. “A prática da língua inglesa, espanhola e francesa, é um estimulo para nossos docentes, médicos, residentes e alunos se aperfeiçoarem em outros idiomas, e também ampliarem o seu conhecimento sobre outros serviços de assistência e práticas de ensino-aprendizagem da Medicina e especificamente da Pediatria”, destaca.

Fonte: Da Assessoria