Escolas recebem 76 notebooks para apoio pedagógico

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta quinta-feira (20), na Sala de Teleconferência, a cerimônia de entrega de 76 notebooks. Os equipamentos eletrônicos são destinados ? s escolas da rede municipal, coordenadorias pedagógicas, cadastro de alunos e administrativas da Educação.

Os notebooks foram adquiridos pela Prefeitura de Botucatu com recursos oriundos de emenda parlamentar do PAR (Plano de Ação Articulada) do governo federal, através de pregão eletrônico. A empresa Positivo Informática foi a vencedora do processo licitatório, com um investimento na ordem de R$ 112.860,00.

De acordo com a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, os notebooks serão o suporte facilitador para o setor administrativo da escola e para o apoio na preparação das aulas. “Os recursos tecnológicos devem deixar de ser imprescindíveis apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitado: na sala de aula”, comenta.

Com os novos notebooks, todas as escolas do Ensino Fundamental, Infantil e Especial, poderão trabalhar com os alunos junto ? s salas de informática e também com os projetores interativos recentemente adquiridos. Da mesma forma, as coordenadorias pedagógicas, cadastro de alunos e setores como transporte, merenda escolar e administrativo da Secretaria de Educação recebem este equipamento como um reforço nas suas atividades diárias.

Durante o evento, o supervisor do Núcleo de Tecnologia de Informação da Secretaria de Educação, Juliano Bacchi, fez uma explanação de como usufruir pedagogicamente todas as funções do notebook e a utilização com o projetor interativo, recentemente instalados nas escolas da rede municipal.

O prefeito João Cury Neto parabenizou a iniciativa do Núcleo de Tecnologia de Informação da Educação e afirmou que se trata de um dia histórico para a Educação de Botucatu uma vez que os notebooks servirão como ferramenta muito importante dentro do processo pedagógico dos mais de 13 mil alunos da rede municipal.

“É um desafio enorme a capacitação de todos os gestores e educadores, mas é o primeiro e efetivo passo para inserção de equipamentos e ferramentas tecnológicas na educação, que não vai parar por aqui. Avançar nestas tecnologias é colocar o aluno no ponto principal de cada ação do poder público”, analisa.

Após a entrega simbólica dos notebooks, também foram entregues cerca de dois mil calendários aos gestores e coordenadores, que serão distribuídos a todos os servidores da Educação. “Este calendário foi pensado em sua função organizadora, temporal e de divulgação das ações fixas dessa secretaria, como também de entendimento a todos dos dias letivos”, conclui Alessandra Lucchesi.

{n}PAR{/n}

O Plano de Ações Articuladas é um instrumento criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de Educação de estados e municípios no planejamento de ações e é administrado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tem como principal objetivo ajudar as secretarias de Educação de estados e municípios a planejar as próximas etapas de suas políticas educacionais e garantir que sejam mantidas mesmo com as trocas de governo.

O PAR é uma ferramenta de planejamento para as secretarias de Educação municipais e estaduais brasileiras. Basicamente, os municípios e estados avaliam seus problemas na rede de ensino, reportam ao MEC e recebem assessoria técnica e recursos para implementar mudanças. A adesão foi condicionada ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, que estipula 28 diretrizes para melhoria do ensino nacional.