Escola prepara lançamento oficial de seu telejornal

Depois do informativo “Fala, João Maria”, a EMEF “Dr. João Maria de Araújo Júnior” estará lançando, oficialmente, o seu telejornal JM Notícias. Esse lançamento está previsto para acontecer no próximo dia 16 de março, a partir das 19h30, na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação (antigo Seminário).

De acordo com Jaqueline Alves Barea Cantão, coordenadora pedagógica, o objetivo é buscar modernizar o trabalho pedagógico na EMEF e ainda promover real conscientização com relação ao consumo, desperdício e lixo. “A Coordenação Pedagógica do Ensino Básico II da escola iniciou junto aos professores e aos estudantes o desenvolvimento de um projeto denominado Lixo Nosso de Cada Dia, que terá a duração de seis meses a um ano”, coloca Jaqueline Cantão.

De acordo com ela, o início foi dado quando um grupo de estagiários do curso de Ciências Biológicas do IB da UNESP de Botucatu procurou a coordenação para realização do Projeto Temático de Prática de Ensino de Ciências: Fernanda Helena Palermo, José Ricardo Pires Adelino, Paola Trama Alves dos Anjos e Thais Cristina Pais, orientados pela professora Juliana Pereira Neves.

“Esses graduandos desenvolveram junto a um grupo de estudantes da EMEF Dr. João Maria uma idéia antiga da coordenação da escola, um programa em vídeo esclarecendo sobre o lixo produzido dentro daquele ambiente”, frisa a coordenadora pedagógica.

Segundo ela, a linguagem adotada foi referente a um telejornal (JM Notícias), mas mantendo as características adolescentes, como o dinamismo e a alegria. As orientações para a estrutura a ser seguida foram dadas pela Agente Escolar Mayra Farias da Silva, também estudante de jornalismo.

O lançamento do telejornal JM Notícias na noite do dia 16 contará também com outras apresentações de projetos realizados durante o ano de 2011, como o Coral Escolar “Erasmina Celi Gobetti”, o Show de Talentos e a Feira da Saúde.