Escola lança cartilha de animais silvestres

A Escola do Meio Ambiente (EMA), vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, promoveu nesta quarta-feira (26), o lançamento da cartilha Escola do Meio Ambiente: com VIDA. A publicação apresenta toda a diversidade de animais silvestres existentes na Floresta Irmãos Villas-Boas e nas trilhas ao redor da escola. A ilustração da cartilha ficou por conta da bióloga e ilustradora da EMA, Sibele Gimenez Martins, com desenhos de Anna Clara Nicolini Gabriel, de 9 anos.

Produzido pela médica veterinária professora Elizabeth dos Santos Schimidt, a cartilha é o resultado de um trabalho de três anos dentro da EMA, pesquisando e catalogando os animais através das pegadas e vestígios deixados na mata, que vivem e que passam pela floresta da escola.

“Neste trabalho apresentamos animais que foram identificados pelas suas pegadas como a capivara; lobo-guará; onça-parda; tamanduá-bandeira e tatu-galinha. Além daqueles que também são avistados como os pássaros alma-de-gato; periquitão-maracanã e quero-quero”, comenta.

“O objetivo desse trabalho é mostrar para as crianças que precisamos conhecer o lugar em que vivemos; ter uma relação com a natureza e conhecer as espécies de animais que vivem muito próximo delas. A cartilha foi elaborada numa linguagem de fácil entendimento, com histórias sobre os animais de forma a estimular a curiosidades desses alunos”, complementa Elizabeth, lembrando que foram confeccionados mil exemplares que serão distribuídos a todos os alunos dos primeiros anos da Rede Municipal de Ensino e de escolas que visitam a EMA.

Para a diretora da Escola do Meio Ambiente, Eliana Gabriel, as histórias escutadas na infância permanecem com as pessoas a vida toda. Por isso, quem as escreve, tem a responsabilidade de se preocupar com os valores a serem transmitidos ao público infantil. “Com sua sensibilidade, a professora Beth transforma suas observações em histórias repletas de encantos que nos convidam ? leitura e ao aprendizado prazeroso”, conclui Eliana.

{n}Sobre a EMA{/n}

A Escola do Meio Ambiente, localizada na estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto, utiliza uma metodologia diferenciada onde busca construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum da população, essencial ? qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A metodologia da sensibilização empregada pela escola é utilizada nos caminhos ecopedagógicos e nas vivências socioambientais. Através de parcerias com a universidade e faculdades da região de Botucatu, a Escola do Meio Ambiente desenvolve pesquisa voltada ao conhecimento da fauna e flora local.

A escola, gerida pela professora Eliana Gabriel, recebe anualmente cerca de 15 mil alunos da rede de ensino de Botucatu, e de outros municípios da região como São Manuel, Pardinho, Itatinga e Lençóis Paulista.