Educadora e terapeuta alemã faz palestra na FCA

No próximo dia 11 de março (terça-feira), a partir das 19h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Fazenda Lageado, acontece a palestra “Transformando sonhos em projetos – uma abordagem de sistemas vivos para construir organizações e projetos colaborativos bem sucedidos”, com a educadora e terapeuta psico-corporal Ita Gabert.

Com entrada franca, a palestra é baseada na metodologia colaborativa de criação de projetos Dragon Dreaming, que promove a inteligência coletiva, a criatividade e a confiança gerando crescimento pessoal , fortalecimento de laços interpessoais e responsabilidade ativa para com a Terra.

Em organizações burocráticas é uma abordagem de planejamento estratégico participativo e consensual para projetos e organizações na área do Desenvolvimento Econômico Comunitário Ecologicamente Sustentável. Possibilita retornos rápidos que constroem sabedoria coletiva e fomenta a capacidade adaptativa ao criar oportunidades para indivíduos, grupos, empreendimentos, comunidades e órgãos de governo se posicionarem criativa e positivamente em situações de mudanças rápidas e potencialmente caóticas.

No meio acadêmico, a metodologia é utilizada por alunos e professores na condução de cursos, organização de eventos estudantis, congressos científicos, trabalhos de especialização, mestrado e doutorado. Há relatos de experiências bem sucedidas e em construção em instituições como Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Juiz Fora, Faculdade, PUC/SP e Senac-SP, Universidade Regional do Cariri/CE, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Gaia.

A metodologia do Dragon Dreaming possui raízes profundas em conhecimentos que vêm sendo estudados e praticados por agentes de transformação ao redor do mundo. Dentre suas possibilidades de aplicação estão: planejamento colaborativo; organização de reuniões lúdicas e eficazes; engajamento coletivo na realização de projetos; fortalecimento da equipe de trabalho; aprimoramento de habilidades interpessoais de comunicação; fortalecimento de projetos individuais paralelamente ao fortalecimento de projetos coletivos; monitoramento colaborativo de projetos; atuação em rede e criação coletiva de conteúdo; criação de uma cultura colaborativa, de aprendizagem e melhoria contínua; resolução de conflitos e cultura de feedback; desenho coletivo de projetos, estratégias e programas pilotos.

{n}A palestrante{/n}

A palestrante Ita Gabert é pesquisadora e praticante de novas técnicas sociais na Europa e Brasil, atuando nas áreas de economia solidária, consumo consciente, governança circular e resolução de conflitos por consenso. Interessa-se pelo conceito de sustentabilidade em todos os níveis e no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e cultura, desenvolvimento de projetos, dinâmicas de grupo e sabedoria coletiva, abordagens lúdicas e experimentais para processos de grupo, fóruns e redes de cooperação.

Da Assessoria