Educação faz entrega da creche no Jardim Santa Elisa

Na tarde deste sábado, com a presença de muitos moradores e de várias autoridades municipais (foto), foi feita a entrega simbólica do Centro Educacional Professora Roseli Leite Alves, realizado através de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e a Associação não governamental El Shaddai. A entidade está instalada na Avenida Waldemar Vizotto, 138, região do Jardim Santa Elisa.

Entre os presentes esteve o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior que comemorou esta unidade, que é o primeiro instrumento público a ser instalado no bairro. “A creche começa a funcionar plenamente daqui a dois meses, tempo para o treinamento da parte pedagógica”, comentou Minetto.

A unidade escolar tem capacidade para atender 150 crianças do bairro, de 0 a 5 anos. O prédio é equipado com acessibilidade aos portadores de deficiência física e possui a estrutura de um lactário, dois lavabos, dois berçários, duas salas de aula com tatames e brinquedos, sala multi uso, saguão, recepção, diretoria com sanitário, banheiro para funcionários, lavanderia completa, banheiros infantis (masculinos e femininos) com chuveiros, refeitório, cozinha e área de lazer de 600 m², com um parque de areia de 60 m².

Segundo Narcizo Minetto, a intenção é ampliar a creche. “Futuramente, queremos instalar um consultório dentário no local para atender as crianças”, colocou o secretário que conseguiu zerar o déficit de creches no município, contando com apoio do prefeito João Cury Neto.

A Assistente Social, Kátia Mendes, alegou que a creche irá abrigar, de imediato, todas as 80 crianças que foram inscritas, mas adianta que as inscrições continuam abertas. “Nossa intenção é trabalhar com a capacidade total dividindo as crianças em dois períodos sendo 75 pela manhã e 75 ? tarde”, colocou Kátia Mendes.

O prefeito João Cury alegou que a creche no Jardim Santa Elisa era um compromisso que ele havia assumido com os moradores daquela região. “É com satisfação que estou aqui hoje entregando a creche e cumprindo a promessa que foi feita. Tenho a satisfação em dizer que em Botucatu temos sobra de vagas nas creches. Quando assumimos o governo tínhamos mais de 900 crianças fora das creches e em um ano zeramos esse déficit”, lembra o prefeito.

“Sabíamos da necessidade que a comunidade do Santa Elisa tinha em ter sua creche e não medimos esforços para que ela fosse construída, num convênio que fizemos com a Associação El Shaddai. Quem vai ganhar com isso são os moradores que terão um local onde as crianças receberão toda a atenção que necessitam”, acrescentou Cury.

{n}Associação El Shaddai{/n}

O presidente da Associação El Shaddai, José Carlos de Oliveira, ressaltou que a entidade tem atuado nos últimos quatro anos por meio de ações socioeducativas no Jardim Santa Elisa, onde há um número significativo de crianças em situação de vulnerabilidade social.

“A AES busca promover ações conjuntas com o município e demais serviços, visando oferecer ? s crianças e as suas famílias condições propícias para o seu desenvolvimento social, minimizando a exclusão social. A creche que está inaugurada hoje é um exemplo disso”, disse Oliveira.

{n}A homenageada{/n}

A Creche do Jardim Santa Elisa, recebeu o nome de Roseli Leite Alves (31/10/1947 – 02/01/2010). Ela atuou como professora de Português do Ensino Fundamental e Médio em Pratânia, Itaí, Barra Bonita e em Botucatu, como funcionária do Estado.

Em Botucatu, lecionou em várias escolas como EECA (Escola Estadual Cardoso de Almeida), Pedretti Neto, e no Supletivo noturno da Martinho Nogueira, onde atuou como diretora.

Aposentou-se do Estado no ano de 1996 e passou no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Botucatu, onde atuou como professora do Supletivo na escola Professor João Maria, no Ensino Médio e na escola de Ensino Fundamental do Jardim Flamboyant. Na Associação El Shaddai era voluntária e contribuía assiduamente com as ações desenvolvidas.

Fotos: Fernando Ribeiro