Educação distribui uniformes à Rede Municipal de Ensino

Pelo segundo ano consecutivo, os cerca de 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Botucatu já estão recebendo, gratuitamente, kits de uniformes escolares. O compromisso cumprido pela Administração Municipal é uma ação que pouquíssimas cidades do País e Estado assumem.

O investimento é de R$ 1.246.000 para a compra dos kits que contemplam: cinco camisetas manga curta, cinco pares de meias, duas camisetas manga longa, duas bermudas, um par de tênis, e um conjunto de inverno formado por blusa e calça, que será entregue a cada aluno.

O material começou a ser distribuído aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Paulo Guimarães”; Creche e Berçário Criança Feliz; e Centros de Educação Infantil (CEIs) “Professora Ainda Heloísa Ávila” e “Professora Arlette Vilas Boas Armelin”, unidades da região Leste. As demais escolas e creches municipais estão distribuindo os uniformes ainda esta semana.

Neste primeiro momento estão sendo entregues todas as peças de verão, além das camisetas de manga longa. Os agasalhos estão em fase final de confecção pela empresa vencedora da licitação (Mercosul Comercial e Industrial LTDA.), que já está sendo notificada pelo Poder Público devido o atraso no fornecimento de todo o material. A Secretaria Municipal de Educação pretende ter em mãos os kits de inverno até o final de junho.

“Toda a equipe da Educação está trabalhando nesta logística da separação e distribuição de aproximadamente 14 mil uniformes, o que não é uma tarefa fácil, mas muito prazerosa porque sabemos que beneficiará os alunos da Rede Municipal”, comentou Alessandra Lucchesi de Oliveira, secretária municipal de Educação.

Segundo secretária esta era uma demanda antiga dos pais e alunos que está sendo cumprida pela Prefeitura desde o ano passado. “Não por obrigação, mas sim por opção de fornecer algo a mais para a nossa Educação, que já é reconhecida pela qualidade de profissionais e escolas”, enfoca Alessandra Oliveira, acrescentando que “a entrega de uniformes se reveste de um simbolismo muito forte, pois acaba com as comparações e a distinção entre alunos; eleva a autoestima da criança e permite maior controle de quem entra e sai das escolas”.

Para o prefeito João Cury Neto, os uniformes são mais um gesto concreto de retorno do imposto pago pelos contribuintes e uma prioridade iniciada pela atual Administração Municipal e que deve ser mantida como política pública em Botucatu. Diz o chefe do Executivo que Educação é prioridade e a distribuição dos uniformes é uma ação que provoca uma justiça social nas escolas, iguala os alunos de diferentes níveis sociais.

“Quando assumimos a Prefeitura, essa desigualdade me incomodava muito, mas graças a Deus e muito empenho conseguimos colocar esse projeto em prática, o que não foi fácil porque tivemos a preocupação de tirar as medidas de cada aluno”, disse. “Assumimos a culpa pelo atraso, mas tenho certeza que os pais compreendem. A pergunta que fica é por que não se entregava uniforme antigamente se tinha dinheiro em caixa. Quem critica ou fala que cinco camisetas é um exagero, é porque quer ver a mãe do aluno na frente do tanque lavando roupa toda hora”, complementa.