Educação anuncia creches no Santa Elisa e Santa Maria

A Copel (Comissão Permanente de Licitações) da Prefeitura de Botucatu tornou público os processos licitatórios – modalidade Tomada de Preços – para a construção de mais duas creches no município. As novas unidades serão construídas no Jardim Santa Elisa (região oeste) e no Residencial Santa Maria (região sul) por meio de convênio com o Governo Federal através do Programa ProInfância.

As datas para abertura dos envelopes com as documentações e as propostas já estão definidas. No dia 13 de janeiro serão conhecidas as propostas das empresas interessadas na construção da creche do Residencial Santa Maria. E no dia 17 será a vez do certame para construir a unidade do Jardim Santa Elisa.

Cada uma das novas creches terá capacidade de atendimento a 120 crianças, de zero a seis anos de idade, em período integral ou até 240 crianças, se distribuídas em turnos matutino e vespertino. Cada unidade tem valor orçado pela administração em R$ 1.299.822,54. Coube ao município oferecer o terreno, enquanto os custos de construção e aquisição do mobiliário serão de responsabilidade do Governo Federal.

Os projetos prevêem que os prédios serão entregues totalmente mobiliados e deverão priorizar a acessibilidade, criar e sinalizar rotas acessíveis e interligar os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, pátio coberto, refeitório, secretaria, playground, etc.).

Cada creche terá 1.120 metros quadrados de área construída. A unidade do Residencial Santa Maria será erguida em uma área de 6 mil metros quadrados na Rua Carlos de Rosa. Já a creche do Jardim Santa Elisa ocupará um terreno de 6.030 metros quadrados no prolongamento da Rua Genoveva de Souza Barros (ao lado da futura unidade de saúde). Os contratos prevêem que a construção das unidades seja concluída no prazo máximo de 365 dias.

O secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, ressalta a importância da construção dessas duas novas creches. “O projeto é moderno e muito bonito. Teremos condições de qualificar ainda mais o atendimento a nossa grande demanda, oferecendo mais conforto e tranqüilidade ? s mães. Esperamos o mais rápido possível dar início ? s obras”.