Docente do Senac dá dicas de como fotografar

Com a popularização das câmeras digitais, a fotografia se tornou um registro corriqueiro para muitas pessoas. Em viagens, durante festas ou em reuniões com amigos, os flashes entram em ação.
De acordo com Gilmara de Campos Vicentini, docente da área de fotografia do Senac Botucatu, isso foi possível pelo barateamento da tecnologia. “Basta conectar o cabo da câmera no computador e pronto, já tem a foto pronta. Além disso, os rolos de filme foram substituídos pelos cartões de memória, que possibilitam o armazenamento de um número extremamente maior de fotos”, afirma.

Pela facilidade do clique, as fotos mais tradicionais ficaram em segundo plano. A maioria das pessoas busca registros inusitados, engraçados e em momentos descontraídos.

“A fotografia digital possibilitou que pessoas tenham acesso a fotos divertidas e com diversos efeitos, e isso acaba gerando uma ambição de sempre quererem fotos melhores”, acredita, dando três dicas de como melhorar o resultado final das fotos:

{n}Enquadramento{/n}

Na fotografia existe um “truque” chamado “regra dos terços”. Funciona da seguinte maneira: imagine uma grade dividindo sua foto em nove partes iguais. Agora posicione o objeto de interesse nas intersecções das linhas. “Imagens atraentes e com aspectos profissionais são os resultados desse truque”, afirma.

{n}Iluminação{/n}

A melhor luz que podemos usar na fotografia é a natural. Entretanto, em determinados horários ela fica mais forte, como ? s 12 horas. O resultado de um registro nesse horário pode deixar a desejar, já que o excesso de luz pode deixar a imagem muito clara.
“Existem as chamadas “horas mágicas” na fotografia. O horário do nascer e do pôr do sol são excelentes para se obter uma luz calma e bela, com sombras suaves”, explica.

{n}Flash{/n}

As pessoas acham o flash necessário apenas para fotografar em ambientes escuros ou durante ? noite, mas ele possui outras funcionalidades. Em uma foto contra a luz do sol, por exemplo, o flash pode ser acionado para eliminar sombras sobre objetos ou rosto de pessoas.

{n}Curso na área{/n}

Para os interessados em aprender mais sobre o tema, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Introdução ? Fotografia Digital. A programação, com duração de 24 horas, ensina sobre os princípios básicos do manuseio, conceitos fundamentais das imagens digitais e a preparação para impressão e internet.

As aulas acontecem aos sábados a partir do dia 5 de outubro, das 9 ? s 12 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.sp.senac.br/botucatu. Outras informações pelo telefone (14) 3112-1150, ou, pessoalmente, na secretaria do Senac, na Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Botucatu. Telefone – (14) 3112-1150 e E-mail – botucatu@sp.senac.br

Foto: Divulgação