Delegação alemã faz visita à FCA de Botucatu

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de uma comitiva da Albert-Ludwigs-Universität, de Freiburg, Alemanha, liderada pela professora Friederike Lang. Recebida pelos professores Carlos Frederico Wilcken (vice-diretor da FCA) e Paulos Torres Fenner, a delegação contou ainda com o professor Helmer Schack-Kirchner, o doutorando – Julian Haas e o graduando Benjamein Faerber.

FCA e Albert-Ludwigs-Universität mantêm uma cooperação de longa data, sob a coordenação do professor Fenner, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O objetivo principal a formação de recursos humanos de alto nível, no Brasil e na Alemanha, através da promoção do intercâmbio de docentes e alunos.

Este trabalho cooperativo já possibilitou o intercâmbio técnico-científico e a preparação de novos pesquisadores em ambos os países, e viabilizou a realização de mais de 50 missões de trabalho e de estudos, beneficiando os cursos de Pós-Graduação das duas instituições. “Esta cooperação nos deu a oportunidade de trabalhar diretamente com uma das equipes mais qualificadas da Alemanha”, analisa o professor Fenner. “O intercambio, com a vinda de especialistas estrangeiros ao Brasil, resultou na introdução de novas técnicas e métodos científicos bem como de equipamentos para coleta e análise de dados e da oferta de disciplinas aos pós-graduandos da FCA”.

O professor também destaca a grande importância da vinda de estudantes estrangeiros e a sua permanência na FCA. “Esse fator acaba propiciando a troca de informações, contatos e novas oportunidades para os nossos alunos de graduação e de pós-graduação”. Após serem recebidos na Diretoria, os integrantes da delegação alemã visitaram vários setores da FCA, na Fazenda Experimental Lageado.

Da Assessoria