Curso de turismo rural conclui 1º módulo com sucesso em Botucatu

Teve início no mês de março mais uma edição do Curso de Turismo Rural em Botucatu com 25 alunos, proprietários rurais ou pessoas com intenções de abrir negócios no ramo. A ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Botucatu, conta com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e Assistência Social. O primeiro módulo com duração de 32 horas foi dividido em quatro dias, sendo que um deles foi dedicado apenas às visitas técnicas nos sítios dos alunos.

“Este é o momento em que os alunos são levados a observar na prática nossos patrimônios naturais e culturais que podem ser explorados de forma sustentável para a atividade de Turismo Rural. O curso é realizado há nove anos em Botucatu e a Cidade já colhe os frutos deste fomento como é o caso da Cantina Bela Vista, Estância Jacutinga, Estância Guimarães, entre outros que estão em processo de abertura”, explica a monitora e assessora de Turismo, Luciana Alho.

“Este curso é muito importante. A Cidade tem recebido constantemente turistas em busca do convívio com o ambiente rural, com ênfase no ecoturismo e turismo de aventura”, enfatiza Antonio Carlos Pereira, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo.

Novidade

Este ano, dez alunos do Distrito de Vitoriana assistidos pela Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte, estão participando do curso. “Eles estão recebendo cursos de artesanato pela Casa do Artesão, vinculada à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, e têm a intenção de se organizarem para ter um espaço de receptivo local, com venda de produtos para as pessoas passam para ir ao bairro do Rio Bonito e Mina”, informa Luciana.

Sobre o Curso

O curso gratuito inclui material e alimentação. A duração será de 240 horas, divididas em dez módulos, sendo um por mês de 24 horas. Cada módulo será realizado em três dias com carga horária de oito horas diárias. Os pré-requisitos para participar são: idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, possuir propriedade rural ou estar envolvido na área.

Durante o curso o aluno terá aulas sobre atendimento, hospedagem, gastronomia, turismo de aventura, administração e ações que poderão ser aplicadas na propriedade rural.

Outras informações na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1.492 – Vila Auxiliadora) ou pelo 14 3811-1492.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)