Creche da Vila Paulista em fase final de reforma

Os pais de alunos da região do bairro Vila Paulista, região Norte de Botucatu, começarão 2013 muito mais tranquilos em relação a educação de seus filhos. Isso porque a creche Municipal “Santo Calori”, na Avenida João Batista Carnieto, s/nº – Vila Paulista, está em fase final de reforma, que teve início em junho de 2012.

Assim, neste período de obras, os 98 alunos com idade de 0 a 3 anos, que estavam sendo atendidos na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos da Policia militar, e as 118 crianças de 4 a 5 anos da Educação infantil que foram deslocadas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Antonio Sartori”, de forma provisória, agora poderão iniciar o ano letivo no próximo mês de fevereiro em um ambiente totalmente novo e adequado para as atividades pedagógicas.

A unidade Educação Infantil que, além da Vila Paulista, atende famílias de outros importantes bairros como Continental, Itamaraty, Vila Nova Botucatu, Eldorado, Real Park e Cambuí, há anos carecia de melhorias em seu espaço físico.

O prédio, inaugurado em junho de 1986, apresentava rachaduras e infiltrações. Por conta disso, os pais de alunos passaram a reivindicar providências da Prefeitura, no sentido de garantir condições adequadas e mais conforto aos usuários e funcionários da unidade. A reforma na creche Santo Calori era tão emergencial que foi prioridade levantada pelo Orçamento Participativo pela primeira vez em 2006, mas só saiu do papel na atual gestão.

A obra, executada pela empresa VPA Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatória pelo valor de R$ 412.995,23, incluiu a construção de dois novos berçários, lactário, ampliação dos dois berçários e solários, reforma da cozinha, salas de aula, banheiros (com adequação para deficientes) e telhado, além de nova pintura e colocação de piso cerâmico em toda a escola.

Entre os serviços também estão incluídas a modificação da fachada, troca do muro, reforma do sistema hidráulico e eliminação de todas as trincas. A área construída foi ampliada de 672 para 786 metros quadrados. Com as melhorias, a creche poderá chegar a atender 296 crianças, sendo 132 (0 a 3 anos); e 164 (4 a 5 anos).

“Nós da Secretaria de Educação estamos muito animados em reabrir esta creche, por tudo o que ela representa para as mães e pais da região da Vila Paulista. Tenho certeza que a unidade agradará não apenas pela beleza e estrutura, mas principalmente pelas atividades pedagógicas de qualidade que poderão ser aplicadas junto ? s crianças, tudo com muita segurança”, argumenta Alessandra Lucchesi de Oliveira, secretária municipal de Educação.