Concurso premia redações de alunos sobre a terceira idade

Na tarde desta sexta-feira (1º de outubro), foi realizada no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação a premiação das dez redações do “Concurso Literário Escolar”, em comemoração a quinta Semana do Idoso.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, representantes do Conselho Municipal do Idoso, e membros da Associação Botucatuense de Letras (ABL). Além de alunos, professores, coordenadores e idosos do projeto “Passeio com os Idosos”.

O concurso é uma promoção do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria Municipal de Educação, com participação da ABL. Participaram do concurso cerca de 1.750 estudantes de 18 escolas municipais de Ensino Fundamental. De cada escola foram selecionadas três redações, totalizando 54.

A comissão julgadora, composta por Luiz Roberto de Oliveira, Armando Jesus Barbieri, Carmen Silva Martin Guimarães e Ivone Bergamasco Calore, membros da Academia de Letras Botucatuense, selecionou as dez melhores redações que enfatizaram a importância do idoso no gênero “relato”.

As escolas que tiveram as redações premiadas foram “Raphael de Moura Campos”, “Angelino de Oliveira”, “Francisco Guedelha” e “José Antonio Sartori”. Todos os participantes do concurso receberam uma menção honrosa e os dez primeiros colocados certificados, livros e prêmios diversos.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Fábio, a iniciativa do concurso é uma responsabilidade muito grande. “É uma forma dos estudantes conhecerem mais sobre os idosos e o envelhecimento”, conta.

Luiz Roberto de Oliveira elogiou as redações em nome da comissão julgadora: “Ficamos maravilhados de ver todos os relatos. O concurso deve continuar nos próximos anos e essas redações devem ser publicadas”.

Durante o evento o secretário da Educação chamou a aluna Aline Cristina Luciano Batista, da escola “Professor Luiz Carlos Aranha Pacheco” primeira colocada no concurso para falar sobre sua redação, que teve como tema “Um idoso na minha vida”.

No local do evento foram expostas fotos sobre o tema, da coordenadora pedagógica Luciana Aria, e um painel com desenhos dos alunos da etapa II do Centro de Educação Infantil (ECI) “Nair Fernandes Leite Vaz” e do Centro de Integração Especial para Jovens e adultos (Cieeja). No término da solenidade os membros da comissão julgadora receberam, como agradecimento, pequenos quadros confeccionados pelos alunos do Cieeja.

{n}Dez primeiros trabalhos selecionados:{/n}

1º – Aline Cristina Luciano Batista
Tema: Um idoso na minha vida
Escola: Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco

2º – Bruna Carolina Ribeiro da Silva Izidoro
Tema: Meu avô em minha infância
Escola: Prof. Paulo Guimarães

3º – Gustavo Freitas da Rocha
Tema: História da vida do meu avô, contada pelo meu pai
Escola: Raphael de Moura Campos

4º – Claudia Helena Trovão Brasílio
Tema: O aniversário da minha bisavó
Escola: Angelino de Oliveira

5º – Jaqueline Giovana de Abreu
Tema: As bodas de ouro dos meus avós
Escola: Prof. Francisco Guedelha

6º – Felipe Lara de Faria
Tema: Pescaria com o vovô
Escola: Prof. Antônio Sartori

7º – Ana Júlia Mulotto
Tema: O escorregão na cozinha
Escola: Angelino de Oliveira

8º – Natália Caroline Paixão
Tema: Minha vovó querida
Escola: Prof. Francisco Guedelha

9º – Giovana Calore Gabriel
Tema: Os idosos
Escola: Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco

10º – Gian de Oliveira Nogueira
Tema: Meus avós
Escola: Prof. Paulo Guimarães

Fonte: Secretaria de Comunicação