Botucatu faz parceria para uso de novas tecnologias na Educação

O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, promoveu na manhã desta quarta-feira (17) ? s 10 horas, a cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Botucatu, o Instituto Crescer e a Net Serviços Ltda, para que seja implantado o Programa Net Educação em unidades de ensino do município. O teatro recebeu um grande número de pessoas.

A parceria firmada prevê integrar Botucatu ao Programa Net Educação através do curso Educonex@o: Novas Tecnologias e novos recursos para uma nova Educação” que visa a formação continuada de professores da rede municipal que possam contribuir com a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, através do uso das novas tecnologias aplicadas ? educação.

O projeto piloto prevê que na primeira etapa sejam treinados 30 professores selecionados de oito escolas de Ensino Fundamental I. A Net ficará responsável por fornecer gratuitamente pontos de TV e Internet para as escolas participantes. O treinamento dos professores estará a cargo de técnicos do Instituto Crescer.

A formação será feita a distância, terá início no dia 29 de agosto, com duração de dois meses e carga horária de 40 horas. Entre os objetivos a serem alcançados através dessa nova iniciativa estão: contribuir para a melhoria da qualidade da educação; propiciar novas estratégias de ensino com suporte de tecnologias digitais; estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pelos professores.

Além disso, tem o objetivo de reconhecer a importância de se privilegiar um currículo onde o foco maior está no desenvolvimento das competências básicas como prevê os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e elevar a autoestima dos professores que terão seus trabalhos publicados no Portal Net Educação.

O evento de assinatura desta nova parceria contou na mesa com as presenças do prefeito João Cury Neto; do secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior; da superintendente do Instituto Crescer, Luciana Maria Vaz Allan, além de representantes da Net.

“A Educação é um dos principais alicerces para o desenvolvimento da cidadania e a NET presta serviços que interferem diretamente na conquista desse resultado, além de ser uma empresa comprometida com o avanço do Brasil. A nossa infraestrutura de redes conecta pessoas com o mundo todo proporcionando o acesso ao conhecimento, que é um importante agente de transformação social”, declarou Daniely Gomiero, gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET.

Fotos: Valéria Cuter