Botucatu faz coleta de 20 toneladas de pneus ao mês

Desde 2010, a Prefeitura de Botucatu através de parceria mantida com a Reciclanip (iniciativa criada em março de 2007 pelas principais fabricantes de pneus do País), o Poder Público chega a coletar de 6 a 8 mil pneus (mais de 20 toneladas) por mês. Duas vezes na semana (terças e sextas-feiras), o Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis, localizado na antiga estação ferroviária da Fepasa, fica aberto em horário comercial para receber pneus velhos e que não podem ser mais colocados em uso. 

Semanalmente, uma empresa faz o carregamento do material até Bragança Paulista, onde os pneus são triturados e redirecionados a indústrias para a fabricação de solados, asfalto, mas principalmente como combustível alternativo às indústrias de cimento. Porém, a dificuldade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem sido conscientizar a população, especialmente os donos de borracharias, em seguir os dias certos de descarte dos pneus. Resultado: centenas deles são jogados na área externa ao galpão, criando um cenário que incomoda os olhos daqueles que ainda respeitam o meio ambiente.

“Já enviamos carta e fizemos inúmeras reuniões com os donos de borracharia, mas infelizmente pneus continuam a serem descartados em frente ao galpão a qualquer hora, não respeitando as datas que pré-estabelecemos. Mas se Botucatu não oferecesse este serviço, aliado à eficiente estratégia de fiscalização e controle da Secretaria Municipal de Saúde, talvez a dengue já teria gerado milhares de casos nos anos que se passaram. Isso mostra que é um trabalho que não pode parar, mas precisa de forma vital da conscientização da população”, argumenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

De acordo com a resolução nº 258, de 26 de agosto de 1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional. Já a lei federal nº 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também deixa claro que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.

Mais informações sobre a coleta de pneus inservíveis em Botucatu podem ser obtidas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua General Telles, nº 1.603, Centro. O telefone é o 3882-1290. Para conhecer todo o trabalho de reciclagem dos pneus pela Reciclanip basta acessar o site www.reciclanip.com.br.