Botucatu comemora Dia Mundial do Turismo

O Município de Botucatu celebrou com várias atividades o Dia Mundial do Turismo. Entre as ações a exposição itinerante “Vamos caçar o Saci”, de Monteiro Lobato, no Posto de Informação Turística (PIT); a Corrida Explore de Cross e Montanha e a instalação de cinco totens com informações culturais/turísticas no Centro Histórico de Botucatu.

Os totens são uma parceria entre a Subsecretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comutur) que possibilitará que os botucatuenses e turistas façam uma visita autoguiada pelo local. Eles foram instalados na Praça Rubião Júnior, em frente aos prédios do EECA, Escola Municipal – Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho), Caridade Portuguesa, e Catedral Metropolitana de Sant’Anna. O investimento desta primeira etapa do projeto foi de R$ 15.600.

Numa segunda etapa, ainda este ano, a intenção é expandir o projeto a outros espaços como o Fórum das Artes (futura Pinacoteca), Praça Isabel Arruda (Misericórdia), Capela do Antigo Seminário, Museu do Café e Prefeitura.

Em continuidade à comemoração ao Dia Mundial de Turismo serão realizadas mais duas ações, no mês de outubro. A exposição de fotos “Descubra o Polo Cuesta”, no Posto de Informações Turísticas, que segue até dia 12 de outubro. Ela traz imagens dos atrativos turísticos dos 11 municípios integrantes do Polo Cuesta.

Também será realizada a segunda etapa do projeto de implantação de placas que visam a conscientização ambiental nas estradas rurais da Cidade.  A ação faz parte do projeto Botucatu Terra da Aventura, que busca difundir a imagem da Cidade no cenário do esporte de aventura e turismo.

As placas chamam a atenção dos visitantes para que não seja jogado lixo ou entulho nos locais próximos à Cuesta, conhecida pela riqueza da fauna e flora e que atrai um público fiel para passeios de quadriciclo, jipe, motocross, mountain bike, caminhada, cavalgada e turismo rural.

O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, destaca que é sempre importante comemorar o Dia Mundial do Turismo e mostrar que Botucatu tem turismo e que as pessoas precisam conhecer cada vez mais as belezas naturais e históricas da Cidade. “Todas essas ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Conselho visam não só o turista de outras cidades mais também munícipe como um turista dentro de Botucatu”, explica.