Bom público prestigia a primeira edição da Fetaf

O público presente ? primeira edição da Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar (Fetaf), realizada no Lageado, surpreendeu os organizadores. Centenas de visitantes, entre estudantes, professores e pequenos produtores de Botucatu e região, tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com os monitores sobre as 31 tecnologias apresentadas. O município de Bofete mandou um ônibus com agricultores para participar do evento.

Além da Feira, os presentes visitaram uma área em que estão instalados dois sistemas de irrigação de baixo custo voltados para pequenas e médias propriedades rurais. “Essa aproximação com o produtor é fundamental para termos legitimidade nas nossas ações de extensão e podermos contribuir de maneira mais efetiva com o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o professor Edivaldo Domingues Velini, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.

O evento marcou a inauguração do Sítio Modelo, estrutura que a FCA vai utilizar para o ensino, pesquisa e extensão com enfoque em modelos de exploração sustentável voltados para a agricultura familiar. “Será um espaço permanente para colocarmos técnicas ? disposição dos produtores rurais”, explicou o professor Silvio Bicudo, coordenador da Fetaf. “É uma forma de oferecermos soluções viáveis, baratas e ambientalmente corretas para atender demandadas dos agricultores”, complementou o professor José Matheus Yalenti Perosa, vice-diretor da FCA.

Presente ao evento, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini, elogiou a iniciativa da realização da Feira e da abertura do Sítio Modelo. “O produtor rural não tem o hábito de consultar a universidade e essa orientação é muito importante. Se o produtor não estiver capacitado, não conseguirá lucrar e pode acabar desistindo da sua atividade. Essa aproximação é fundamental para nós”.

O Secretário Municipal de Agricultura, Marcio Campos, garantiu o apoio da Prefeitura de Botucatu ao projeto. “Acreditamos em soluções de baixo custo, cuidados ambientais e diálogo com o produtor rural. Queremos colaborar para que esse cenário positivo se concretize”.

Também estiveram presentes ao evento o superintendente do Incra/SP, Raimundo Pires da Silva, e o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp. A Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar pode ser visitada durante o mês de abril, ? s terças, quintas e sábados, mediante agendamento pelo telefone (14) 3811-7120.

Fotos: David Devidé
Fonte: Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf