Bloqueio conscientiza motoristas sobre carona solidária

Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Transportes (Semutran) em parceria com o projeto “Patrulha da Paz”, da Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram um bloqueio educativo em comemoração ao Dia Nacional da Carona Solidária (28 de maio). A ação teve como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância e os benefícios da carona.

Foram realizados dois bloqueios. O primeiro, no período da manhã, se concentrou na Praça Coronel Moura (Paratodos), em frente ? Base Integrada da GCM e o segundo, ? tarde, no largo da Catedral Metropolitana de Botucatu. Participaram da atividade aproximadamente quinze alunos de 4ª e 5ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº. Paulo Guimarães”, do Jardim Brasil.

Orientadas pelos guardas, as crianças paravam os veículos e faziam a entrega de panfletos explicativos sobre a carona solidária. Segundo Rodrigo Fumis, fiscal de Trânsito e Transporte da Semutran, foram distribuídos, ao todo, mil folhetos. “Essa ação faz parte do conteúdo educativo proposto pela Semutran em prol de um trânsito mais seguro e menos caótico. Sem falar na contribuição que é diminuir a circulação de veículos que estariam poluindo o ar através da queima de combustíveis”, diz.

Somente em Botucatu, a frota total de veículos corresponde a mais de 75 mil automóveis. Desse montante, 55 mil referem-se a carros e caminhonetes. Assim, a carona solidária, pela qual duas pessoas ou mais compartilham o mesmo veículo, torna-se uma das melhores saídas para economia de combustível, redução dos congestionamentos e poluentes.