Aventureiros do túnel “desbravam” o Morro Vermelho

No próximo domingo (27) com largada prevista para as 8 horas da portaria principal da Fazenda Lageado, o Grupo Aventureiros do Túnel de Botucatu fará uma caminhada até a Fazenda São João do Morro Vermelho, uma das mais antigas da região, passando pela Fazenda Santana, como percurso 7 quilômetros (ida e volta).

Grupo é formado por pessoas apaixonadas por caminhadas e excursões a viadutos, cachoeiras da serras, entre outros. Geralmente, o grupo costuma fazer suas caminhadas nas manhãs de domingo pela malha ferroviária da Ferrovia Paulista Sociedade Anônima (Fepasa), passando pelos dois túneis, mas também visitam locais considerados pontos turísticos como as cascatas, bosques e serras que circundam o município.

Para participar dessas aventuras pela região rural da cidade não é necessário fazer a inscrição. Basta a pessoa interessada se deslocar até o local de saída levando uma mochila contendo água, sucos, lanche e frutas. “Somos um grupo de pessoas apaixonadas por caminhadas e quem quiser fazer parte (do grupo) e conhecer e fotografar as belezas da região pode participar com a gente”, convidou um dos organizadores Antônio Carlos Santos, o Nica, ex-funcionário dos Correios e apaixonado pela história da ferrovia.

Ele destaca que outros locais serão visitados durante este ano, mas garante que não deixará de fazer o percurso de quatro quilômetros da linha férrea que dá acesso ao túnel. “São horas agradáveis conhecendo a história em contato com a natureza”, aponta Nica. “E sempre a gente descobre coisas novas”, finaliza.