Assistência Social forma 142 pessoas pelo Pronatec

A Prefeitura de Botucatu informa que a Secretaria Municipal de Assistência Social promoverá na próxima sexta-feira (12), ? s 19 horas, no salão social da Associação Atlética Botucatuense (AAB) a formatura de 142 pessoas que no primeiro semestre de 2013 concluíram cursos de qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A formatura será de alunos dos seguintes cursos: Almoxarife, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Compras, Operador de Caixa, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Recepcionista e Depilação. Os cursos do Pronatec em Botucatu têm parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac) e recursos do Governo Feredal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome (MDS) . Nas cerca de 160 horas de capacitação, os alunos recebem material didático, auxílio transporte e lanche.

Os cursos do Pronatec são destinados prioritariamente ? s pessoas inseridas em grupos de vulnerabilidade social ou exclusão social. São eles: beneficiários dos programas de transferência de renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em processo de inscrição, com renda de até três salários mínimos; pessoas com Ensino Fundamental Incompleto ao Ensino Médio; jovens a partir de 16 anos e adultos.

Eles se caracterizam por proporcionar ? população mais carente o desenvolvimento profissional, inclusão e o exercício da cidadania, além de elevar o grau de escolaridade, empregabilidade e trabalho formal da população.

“São cursos rápidos, que podem ajudar aqueles que buscam sua inserção no mercado de trabalho, melhora da renda familiar, autonomia e desenvolvimento pessoal”, afirma Amélia Maria Sibar (foto), secretária municipal de Assistência Social.