Ambiental orienta sobre guarda responsável de animais

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu iniciou neste mês de agosto as atividades educativas de guarda responsável de animais de estimação. O público alvo são alunos dos quartos anos do ensino fundamental municipal. Até o momento já foram visitadas oito escolas de um total de 20 que deverão receber o projeto até o final do ano.

Dentro das atividades, a equipe de Educação em Saúde da VAS apresenta um jogo de boliche feito de material reciclável. O objetivo é orientar, de maneira lúdica, os alunos sobre os cuidados necessários que devem ser dispensados aos animais de estimação.

Ação é realizada antes da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, programada para setembro próximo. “Durante os encontros, os estudantes são conscientizados sobre a necessidade de o animal ser vermifugado, e receber os devidos cuidados médicos veterinários. Também falamos sobre as consequências de deixar animais soltos nas ruas; a importância de leva-los para passear com coleira e guia e recolher as fezes da via pública; manter higiene e alimentação adequadas; entre outros assuntos”, explica Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

Em Botucatu, a Lei Municipal 4.904, de abril de 2008, resguarda a proteção e defesa dos animais. Qualquer denúncia neste sentido pode ser feita através da Vigilância Ambiental em Saúde