Alunos do Cepra/Unifac recebem o projeto do Proerd

Fotos: Valéria Cuter

Alunos do Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini – Cepra/Unifac receberam nesta sexta-feira (28) o policial Pontes para aulas sobre programas de cidadania, segurança e prevenção no programa Programa Educacional de Resistência ? s Drogas e ? Violência (Proerd), fazendo parte da Semana Nacional de Transito. O projeto que tem a parceria da Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Botucatu com apoio do comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), envolvendo alunos.

A recente atuação da Proerd na Unifac foi um complemento do trabalho, já que os alunos já estão engajados no projeto para serem multiplicadores. As aulas e a formação dos alunos foram ministradas em novembro do ano passado pelos policiais militares Aline, Pontes e Benedito, que também são responsáveis pela coordenação do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC). O objetivo é envolver a polícia, escola, família e a comunidade na problemática das drogas e da violência; desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas, assim como o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.

“Também faz parte do programa sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e ? prática da violência”, disse Aline. “Outro ponto importante é promover o desenvolvimento de valores positivos e fortalecer a auto-estima das crianças e dos adolescentes e sensibilizá-los para que desenvolvam estilo de vida saudável”, emendou Pontes. “Por fim, o programa busca orientar crianças e adolescentes para que reconheçam e resistam ? s pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência”, complementou Benedito.

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É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo ano do ensino fundamental.

Através do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é desenvolvido ? família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o Proerd iniciou o programa para Educação Infantil, com objetivo de possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde. É composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades. Isso os leva a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.