Alunos do 5º ano de Medicina iniciam ano letivo na FMB

Dando sequência ao início gradativo do ano letivo, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu, nesta segunda-feira, 20 de janeiro, os alunos que ingressaram no 5º ano do curso de graduação em Medicina – primeira etapa do internato (quando passam por estágios obrigatórios).

Participaram das boas vindas aos universitários o professor José Carlos Peraçoli, vice- diretor da FMB; Jacqueline Caramori, coordenadora do curso de Graduação em Medicina; Joelma Gonçalves Martin, presidente da Comissão de Internato e Irma de Godoy, professora da FMB e chefe de gabinete do Hospital das Clínicas da FMB.
José Carlos Peraçoli, vice-diretor da FMB, saudou os alunos desejando sorte nessa nova etapa do curso. “Recomendo que deem o melhor de si em cada estágio. Cada um de vocês tenha como objetivo ser o melhor”, salientou.

Irma de Godoy, chefe de gabinete do Hospital das Clínicas de Botucatu, também deixou sua mensagem de incentivo aos alunos que iniciam a primeira etapa do internato. “O Hospital das Clínicas é uma parte fundamental da Faculdade de Medicina e a função dele é acolher de forma adequada cada um de vocês”, frisou.

Presidente da Comissão de Internato, Joelma Gonçalves Martin, destacou durante seu discurso a importância do esforço de cada aluno nessa nova fase do curso. “Aproveitem cada estágio de forma intensa para adquirir o conhecimento que os tornarão bons médicos”, disse.

“É muito importante que vocês estejam sensibilizados com a relação médico-paciente”. Foi essa mensagem que a coordenadora do curso de Medicina, Jacqueline Caramori, deixou aos alunos do 5º ano. Ela também recomendou que cada um dos discentes não se esqueça da importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Professor do Departamento de Dermatologia da FMB Vidal Haddad Júnior também acompanhou a recepção do 5º ano e foi enfático em sua mensagem aos alunos que estão iniciando a primeira etapa do internato. “Chegue cedo e saia tarde”, foi a recomendação dele para os alunos durante os estágios.

Convidado a ministrar uma palestra aos alunos, o professor emérito da FMB William Saad Hossne também acompanhou a recepção dos universitários e abordou durante o encontro o tema: a relação médico-paciente. No 5º ano, os estudantes podem realizar estágios optativos (de livre escolha do aluno) dentre os oferecidos pelos departamentos da faculdade. É nessa fase que eles começam a vivenciar a parte prática do curso.

O currículo é dividido nos três ciclos: básico (1ª e 2ª séries), profissionalizante (3ª e 4ª séries) e internato (5ª e 6ª séries). Os cenários utilizados nas atividades de formação médica são: Hospital das Clínicas (HC) da FMB/UNESP, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde de Família (USF) da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, Centro de Saúde Escola (CSE) e hospitais de nível secundário (Hospital Estadual de Bauru e Hospital do Bairro de Botucatu).

Fonte: Da Assessoria