Alunos de Laranjal Paulista fazem passeio pelo 12º BPM-I

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, de Botucatu, tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira, recebeu na manhã desta quinta-feira, a visita de 80 alunos da rede pública da cidade de Laranjal Paulista. Os alunos puderam conhecer de perto os departamentos e equipamentos utilizados no dia a dia do trabalho policial.

Um dos momentos que mais chamou a atenção dos alunos foi quando os policiais da Força Tática da PM realizaram uma explanação geral das armas que são utilizadas no combate ao crime. Também foi feito uma demonstração do trabalho da Ronda Ostensiva Com Auxílio de Motocicleta (Rocam).

De acordo com o Relações Públicas, capitão Maurício Raimundo, o objetivo com esse passeio pelo quartel do comando da PM na do 12º BPM-I, é fazer com que os alunos aprendam um pouco sobre a função e rotina do policial militar, além de terem contato com equipamentos, armamentos, viaturas e fardamentos em uso.

Os alunos assistiram também a uma peça teatral sobre Bullying, que foi apresentado pelos alunos da escola “Américo Virgínio dos Santos”, que compõem o programa “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC) da Polícia Militar.

“Foi gratificante ver como os alunos aproveitaram esse passeio”, colocou o capitão Raimundo, adiantando que outros eventos semelhantes devem ser agendados, oportunamente. “Acho importante que os alunos nessa faixa etária conheçam de perto como é o trabalho de um policial militar. Foi uma troca de experiência interessante”, acrescentou.

Ele lembra que esses alunos da Escola Américo Virgínio dos Santos, região da Vila Nogueira – Cecap, orientados pela PM, estão fazendo apresentações desse evento denominado “Dia Sem Bullyng” (intimidação, provocação nas escolas, geralmente de aluno contra aluno).

Os alunos montaram uma peça de teatro elaborada por eles próprios que retrata as faces do “bullyng” nas escolas. Na encenação os procuram mostrar como evitar confusão em área interna da escola, assim como se precaver do assédio de traficantes que agem em parte externa do estabelecimento de ensino.

Além do 12º BPM-I, os alunos da Vila Zalla, de Laranjal Paulista, também visitaram a sede do quartel do Corpo de Bombeiros e conheceram as viaturas de resgate, assim com caminhões tanques usados para combate a incêndio, entre outros equipamentos.

Fotos: Valério A. Moretto