Agricultores conhecem sistemas de irrigação de baixo

Na quinta-feira, 09 de junho, acontece a 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, na Fazenda Experimental Lageado. O objetivo do evento é divulgar uma alternativa de irrigação mais barata, capaz de viabilizar a agricultura intensiva regional.

A reunião terá sessenta participantes, entre agrônomos, técnicos agrícolas, funcionários da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e, principalmente, produtores rurais de hortaliças e frutas de 11 municípios da região de Botucatu.

Durante o período da manhã, no Anfiteatro B da Central de Aulas da FCA, acontecem aulas teóricas abordando os temas “Fundamentos da irrigação”, “Sistema de irrigação de baixo custo por sulcos”, “Sistema de irrigação de baixo custo por aspersão” e “Sistema de irrigação de baixo custo localizada”, ministradas pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento.

As demonstrações dos sistemas no campo, com explicações sobre sua montagem e possibilidade de tirar dúvidas pessoalmente com o professor Scaloppi, acontecem no período da tarde, na área do Sítio Modelo da FCA.

O acesso a sistemas de irrigação pode ajudar os produtores familiares a melhorar sua produtividade, provocando mudanças significativas na sua situação econômica e social. “Os sistemas de baixo custo desenvolvidos pelo professor Scaloppi podem garantir produção o ano todo para o pequeno agricultor”, afirma Jaime Duarte Filho, assistente agropecuário da regional da CATI em Botucatu, que fez questão de ressaltar a importância da parceria institucional. “A universidade faz a pesquisa, mas ela precisa chegar ao produtor. A CATI tem a vocação de repassar as tecnologias desenvolvidas para quem precisa”.

A 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo é uma promoção da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, CATI/Regional Botucatu, Secretaria Municipal da Agricultura e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Foto:
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf