Agentes de Botucatu visitam cooperativa de Ourinhos

A Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu visitou a Cooperativa de Catadores de Ourinhos, organização que vem se destacando no Estado de São Paulo devido à sua profissionalização e ativa participação no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre os grupos, além de capacitar os cooperados de Botucatu para implementarem no Município o que de positivo encontraram em Ourinhos. “Foi uma experiência muito boa. A união entre as cooperativas de catadores é muito importante, pois fortalece o segmento e valoriza o nosso trabalho”, comenta Rosimeire de Araújo Amâncio, presidente da Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu.

A visita contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a participação da Circus, que presta serviços de assessoria para a implementação da logística da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), dentro do programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens “Dê a Mão Para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”.

A Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, instalada em terreno ao lado do Aterro Municipal [Rodovia Eduardo Zuccari, km 2] chegou a ser desfeita e proibida de operar por irregularidades administrativas, em junho de 2013. Em agosto do mesmo ano ela foi retomada com uma nova diretoria, totalmente legalizada. Reestruturada, hoje conta com 18 cooperados.