22ª Turma de Enfermagem cola grau em noite de festa

Auditório do Colégio La Salle, em Botucatu, sediou a cerimônia de colação de grau da 22ª Turma do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). A solenidade contou com a presença da Congregação da FMB, além de autoridades municipais, como o vice-prefeito e professor da FMB/Unesp, Antonio Luiz Caldas Júnior.

Professores e funcionários do Departamento de Enfermagem foram homenageados pelos formandos. Durante toda a solenidade, houve exibições da Orquestra Lorchestra.

Compuseram a mesa diretora da solenidade as seguintes autoridades: professores Silvana Artioli Schellini e José Carlos Peraçoli, diretora e vice-diretor da FMB/Unesp, respectivamente; o vice-prefeito de Botucatu, Antônio Luiz Caldas Júnior e o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Ednei Lázaro da Costa Carreira.

Também estiveram presentes a chefe do Departamento de Enfermagem da FMB, professora Silvana Molina; a coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, professora Ilda de Godoy; a chefe de gabinete do Hospital das Clínicas da FMB, professora Irma de Godoy; as professoras Magda Cristina Queiroz Dall’Acqua (paraninfa) e Maria Helena Borgato (patronese).

Entre as autoridades ainda estavam os professores Wilson de Mello Júnior, vice-diretor do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB); Maria Denise Lopes, vice-diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu/Unesp (FMVZ) e Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu/Unesp (FCA).

As oradoras da 22ª Turma foram as alunas Aglécia Moda Vitoriano e Janaina de Souza. Foram escolhidas como paraninfa e patronesse, as professoras: Magda Cristina Queiroz Dall’Acqua e Maria Helena Borgato. A professora Marli Teresinha Cassamássimo Duarte emprestou seu nome ? turma.

O juramento foi conduzido pela aluna Bruna Cristina Velozo e a homenagem aos pais, em nome do grupo, foi feita pelas formandas Fabíola Barbosa Cury e Rafaela Ribeiro. Já a tradicional passagem da lâmpada foi realizada pela formanda Marcela Múzel Póles ao graduando Igor Unger.

A diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini, destacou em seu discurso que o grau de enfermeiro tem um significado muito importante na cadeia da atenção ? saúde. “A Enfermagem é a ciência estabelecida e reconhecida há muitos séculos, que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. A atuação do enfermeiro tem ligação com a proteção, a promoção e a recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças”, declarou.