“Patrulha da Paz” recebe instruções do SAMU

Os alunos que participam do Programa Patrulha da Paz desenvolvido pela Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), estão recebendo nessa e na próxima semana palestras informativas com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que faz parte da matéria de prevenção de pequenos acidentes domésticos e o perigo da linha com cerol, aplicado no curso de patrulheiro da paz.

Os alunos recebem informações de como proceder mediante a uma situação de ferimento ou machucado para agilizar o atendimento, o prejuízo causado pelos trotes e para finalizar as crianças aprendem diretamente como proceder em caso de acidentes como cortes e queimaduras realizando atividades simuladas.

O programa Patrulha da Paz é desenvolvido durante todo o ano letivo para os alunos de 10 escolas municipais, que cursam o 5° ano escolar e trabalha com temas ligados ? construção da cidadania, educação, segurança e saúde. Alunos que atuam como patrulheiros são escolhidos pelos próprios colegas de sala. Eles são responsáveis por fazer relatórios de comportamento dos demais alunos e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.

O projeto propicia atividades que transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas ? segurança individual e coletiva. Através do programa a GCM ministra palestras sobre meio ambiente, trânsito seguro, combate ? s drogas, entre outros temas que aproximem as crianças e suas famílias da comunidade.