“Chega de Lixo Fora do Lixo” acontece segunda-feira

Neste sábado, a partir das 8 horas, o Projeto Cascata Realiza, da ONG SOS Cuesta de Botucatu, fará a atividade de coleta de lixo e entulho às margens do Córrego da Cascata. A ação faz parte da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo”. O local de concentração é o pátio da Igreja de Santo Antônio, em Rubião Junior.

Um dos coordenadores, André Santachiara Fossaluza, esteve na última semana na escola Cardosinho convidando alunos da suplência do Ensino Médio. “Quanto mais gente envolvida melhor. Importante é mobilizar, mostrar que é preciso cuidar do meio ambiente, que todos somos responsáveis”, diz Fossaluza. A diretora da escola, Daniele Thomé aprova. “Vamos inserir a participação como atividade extra, como incentivo e estímulo aos alunos”, destaca.

Os interessados podem se inscrever em três modalidades: voluntário mobilizador, coletor ou fotógrafo, através do site www.cascatarealiza.com.br,  onde há informações sobre a dinâmica da ação e respostas para as dúvidas mais frequentes.

A Prefeitura, através das secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente e Comunicação, também estará presente de forma ativa na campanha. Serão fornecidos caminhões, máquinas e materiais para recolhimento do lixo e ônibus para o transporte dos voluntários. Placas e lixeiras também serão instaladas no entorno do córrego. Também farão parte da campanha alunos de escolas municipais e oficiais da Guarda Civil Ambiental.

Já a Defesa Civil coordenará em conjunto com a SOS Cuesta todo o planejamento e logística dos trabalhos. Para o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, a atividade é importante para a conscientização da população. “Contamos com a participação dos munícipes, pois o engajamento deles é de extrema importância, não só para os mesmos mas para as gerações futuras”, resume.

Na primeira edição da campanha, realizada em 2012, os trabalhos contaram com a ajuda de 400 coletores voluntários, os quais retiraram do ambiente cerca de 56 mil litros de lixo, o equivalente a 24 caminhões carregados de entulho.

 

Sobre o Projeto

Esse projeto dá continuidade às ações do projeto Córrego da Cascata com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Cascata Realiza pretende constituir o primeiro comitê de microbacias do estado de São Paulo e realizar 10 atividades de 4 programas de gerenciamento da microbacia do Córrego da Cascata.

Dentro das atividades de educação ambiental, o projeto promove a segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo.  “Na primeira edição em 2012, retiramos 24 caminhões de entulho e 5600 litros de litro da região com a ajuda de mais de 400 voluntários”, finaliza Nelita, coordenadora geral do projeto.