‘Observatório da Educação’ é lançado oficialmente

Na manhã desta quinta-feira (19) a Secretaria Municipal de Educação saiu na frente com mais um projeto inédito colocado em prática: o lançamento do novo portal da educação na internet. O “Observatório da Educação”, que ganhou o carinhoso nome de “Educatu”, tem como objetivo ser um canal de comunicação entre todos os envolvidos na educação da Cidade. Informar, apresentar dados, projetos, escolas e suas atividades, integrando de forma moderna e transparente todas as informações relacionadas ao tema.

O principal requisito neste portal é a sua funcionalidade. Poderão ser inseridos projetos e observá-los através do Sistema de Gerenciamento de Transporte Escolar (SIGETE) e Sistema de Gerenciamento de Estoque (SICASE); pesquisar o histórico escolar dos alunos através do “I- Educar”; comprovar a agilidade e proximidade do atendimento com objetivo de proporcionar a troca de informações e promover o desenvolvimento de atividades; conhecer todas as escolas do Município através do livro “Educatu”, como também a agenda de eventos da Secretaria de Educação.

O site conta também com a integração com os cidadãos através da comunicação social, onde através de um programa de televisão poderão ser conferidas as obras, reformas e inaugurações da Secretaria. O portal é dirigido a alunos, servidores e munícipes e tem como diferencial a linguagem de sinais para deficientes auditivos.

Segundo Juliano Bacchi, representante da equipe de Tecnologia de Informação (TI) da Secretaria de Educação, o diferencial é tornar acessível para a população tudo aquilo que acontece dentro das escolas, principalmente, para os pais. “Nós vimos a quantidade de informações que tínhamos e a falta da mesma para a população, por isso tivemos a ideia do site”, explicou.

Para o secretário de Educação Narcizo Minetto Júnior, “toda vida” da secretaria estará acessível ? população neste site. “Lançamos hoje não somente um site, mas um marco na história da Educação na cidade de Botucatu. Este é o único portal neste gênero que temos conhecimento, fora o do próprio Ministério de Educação e Cultura (MEC). Hoje quem ganha é o Município, a Prefeitura e o Estado. Esperamos ser referência nacional em educação”, declarou.

O prefeito João Cury acredita que a administração pública precisa executar políticas de Estado como esta ferramenta eletrônica, ou seja, que se perpetuem para as próximas gestões municipais, independente da coligação partidária. “Esse site servirá de arquivo e ferramenta de estudo da secretaria para daqui alguns anos. É um investimento a longo prazo, onde os pais poderão acompanhar melhor a vida escolar dos filhos”, concluiu. O link do site é www.educatu.com.br/portal, que já está disponível na rede mundial de computadores.

Fonte: Secretaria de Comunicação