Vigilância Ambiental captura enxame de abelhas

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), numa parceria com Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu, capturou um enxame de abelhas africanizadas na Rodovia Eduardo Zuccari, próximo ao aterro sanitário.

O enxame havia construído sua colmeia em postes de luz que se encontravam armazenados ? s margens da rodovia. Na parte da tarde, profissionais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estiveram no local para recolher os postes, mas foram impedidos de terminar o serviço pelo ataque dos insetos.

Dessa maneira, a VAS orienta a população para não tentar retirar os enxames por conta própria, a fim de evitar acidentes. Nestes casos deve-se entrar em contato com Vigilância Ambiental por meio dos telefones 150 ou (14) 3813-5055, para que profissionais avaliem a situação e realizem a captura de forma segura.

Os enxames capturados são encaminhados para o setor de apicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, no campus da Fazenda Lageado. Os enxames que se encontram em local de difícil acesso são encaminhados para avaliação do Corpo de Bombeiros.

No ano de 2013, a Vigilância Ambiental em Saúde recebeu até o momento 600 solicitações de retirada de enxames de abelhas africanizadas e vespas. Em 2012, foram mil solicitações.