Veterinária cria o Serviço de Nefrologia e Urologia

Já está oficialmente à disposição dos usuários do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, o Serviço de Nefrologia e Urologia Veterinária, sob coordenação das professoras Priscylla Tatiana Chalfun Guimarães Okamoto e Alessandra Melchert.

A criação do serviço foi motivada pelo alto número de casos atendidos pelo Serviço de Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário, envolvendo principalmente ocorrências de doença renal crônica, cistite, lesão renal aguda, doença do trato inferior dos felinos, entre outras.

“A maioria desses pacientes necessita de um tempo maior de permanência no atendimento e acompanhamento durante o tratamento, daí a importância de estabelecermos o funcionamento regular do Serviço”, explica a professora Tatiana.

Além do atendimento clínico de pequenos animais, o serviço também já está disponível para receber casos encaminhados por outros setores do Hospital Veterinário. A criação do Serviço de Nefrologia e Urologia Veterinária também vai impulsionar os projetos de pesquisa desenvolvidos na área.